Início / Empresas / Fuel sustentável EcoGreen Power da Eco-Oil certificado com selo ISCC Plus

Fuel sustentável EcoGreen Power da Eco-Oil certificado com selo ISCC Plus

O fuel sustentável EcoGreen Power produzido pela Eco-Oil, empresa portuguesa dedicada ao tratamento de águas contaminadas em navios-tanque no Porto de Setúbal, foi certificado com o selo ISCC Plus e é, hoje, “o único fuelóleo que reduz de forma comprovada as emissões de CO2 na indústria em 99,75%, face ao combustível fóssil tradicional”.

Os resultados “são únicos no Mundo e surgem na sequência da auditoria que certificou a Eco-Oil com o selo ISCC Plus, sistema internacional de certificação para a sustentabilidade e carbono. Através do estudo feito para obtenção desta certificação, verificou-se que o processo de produção do EcoGreen Power tem uma baixa emissão de CO2, em comparação com a produção de combustíveis fósseis em refinarias”, refere uma nota de imprensa da empresa.

E explica que da produção deste fuel resultam algumas gramas de emissões, contribuindo para reduzir o impacto na indústria que utiliza este combustível como fonte de energia, em comparação com fontes fósseis tradicionais. Em 2021, a disponibilização de EcoGreen Power evitou a emissão de 96 mil toneladas de CO2 na indústria, contribuindo em simultâneo para uma produção com mais eficiência e menos impacto no ambiente.

Nuno Matos, director-Geral da Eco-Oil, revela que “cada tonelada de CO2 a menos na atmosfera tem um impacto de grande relevância na descarbonização da indústria e na preservação do ambiente. O processo de certificação internacional permite-nos agora saber que o EcoGreen Power contribui de forma importante para esta redução de emissões, colocando um fuel sustentável e nacional na corrida da frente para a transição energética da indústria e cumprimento das metas definidas pela UE para neutralidade carbónica para as próximas décadas”.

A fábrica da Eco-Oil utiliza “tecnologia inovadora e uma grande componente de automação” em todo o processamento de resíduos, de modo a assegurar a segurança da equipa no local, das instalações, do produto e da natureza em redor. O desempenho sustentável de nível avançado e em toda a cadeia de valor permitiu ainda alcançar a classificação EcoVadis Platinum, colocando a Eco-Oil no top 1% num grupo de 50.000 empresas avaliadas pelo ranking a nível mundial.

Através da recuperação, tratamento e reutilização de resíduos poluentes, tóxicos, inflamáveis e perigosos, a produção de EcoGreen Power agrega valor pelo processamento de um resíduo que actua como matéria-prima, “fomentando a economia circular e preservando o meio ambiente do descarte incorrecto e altamente poluente destes resíduos em alto mar”, realça a empresa.

Com capacidade para processar até 370 mil toneladas de resíduos, a Eco-Oil é um dos cinco maiores players europeus na gestão de resíduos de hidrocarbonetos, reciclando 99% da matéria que processa, em Setúbal.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Webinar “Impacto sócio-económico do olival no mediterrâneo” apresenta projecto europeu Artolio

Partilhar              A APPITAD — Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro promove …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.