O frutoborato de cálcio é uma fórmula complexa de boro/frutose/cálcio semelhante à que a natureza fornece nas frutas e nos legumes, muito utilizado em suplementos alimentares dedicados à “restauração óssea”. E é um novo alimento autorizado pela União Europeia.
Trata-se de um substituto natural do cálcio que pode ser encontrado nos iogurtes, leite, queijo, sardinha, mexilhão, ostras, amêndoa manjericão, agrião, nozes, amendoim ou uva passa, entre outros.
A autorização foi feita pela Comissão Europeia, através de Regulamento, e foi pedida pela empresa VDF Future Ceuticals, Inc., originária dos Estados Unidos. A empresa solicitou a utilização de frutoborato de cálcio em suplementos alimentares.
A Future Ceuticals é uma empresa líder na pesquisa, desenvolvimento e fabricação de frutas, vegetais e produtos à base de grãos para os mercados de alimentos funcionais, cosméticos e suplementos dietéticos.
Seguro para a população adulta
Explica o Regulamento de Execução (UE) 2021/2129, de 2 de Dezembro de 2021 que a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, em 25 de Maio de 2021, adoptou o seu parecer científico sobre a segurança do frutoborato de cálcio como novo alimento no qual concluiu que o novo alimento, frutoborato de cálcio, “é seguro para a população adulta, excluindo mulheres grávidas e lactantes, a níveis de ingestão não superiores a 220 mg/dia (3,14 mg/kg de peso corporal por dia)”.
Por conseguinte, o parecer da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos “fornece motivos suficientes para concluir que o frutoborato de cálcio, nas condições de utilização específicas”. Mas realça o Regulamento de Execução (UE) 2021/2129 que, uma vez que existem poucos dados disponíveis sobre a segurança do frutoborato de cálcio na população com menos de 18 anos de idade e em mulheres grávidas e lactantes, deve prever-se uma rotulagem que informe devidamente os consumidores de que os suplementos alimentares que contêm frutoborato de cálcio não devem ser consumidos por esses grupos populacionais.
Segundo o mesmo Regulamento, apenas a Future Ceuticals deve ser autorizado a colocar o frutoborato de cálcio no mercado da União durante um período de cinco anos.
Agricultura e Mar Actual