Início / Agenda / Fórum Vespa Velutina mostra resultados e estratégia no combate à inimiga das abelhas

Fórum Vespa Velutina mostra resultados e estratégia no combate à inimiga das abelhas

O Fórum Vespa Velutina – Lisboa Atlantic POSitiVE realiza-se no próximo dia 31 de Maio no auditório principal do edifício sede do INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em modelo presencial e com transmissão online. A participação é gratuita.

O Fórum Vespa Velutina – Lisboa Atlantic POSitiVE, tem como objectivo a disseminação dos resultados alcançados através da colaboração sinérgica entre cientistas e tecnólogos de diversas áreas para minimizar o impacto desta espécie invasora (também conhecida por vespa asiática) nos ecossistemas e no desenvolvimento sócio-económico da área atlântica.

O encontro pretende promover a abordagem de estratégias inovadoras e ambientalmente responsáveis, dando a conhecer planos de trabalho em desenvolvimento para a gestão sustentada da invasão da Vespa velutina, impactos, metodologias, constrangimentos, apoios e apresentação de projectos e linhas acção futuras.

Este evento é gratuito, no entanto, a participação presencial requer inscrição obrigatória, até ao dia 26 de Maio, aqui.

Vespa asiática

A Vespa velutina nigrithorax, adiante designada apenas por Vespa velutina, é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera).

Na época da Primavera constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados. Esta espécie distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes. Na apicultura trata-se de uma espécie carnívora e predadora das abelhas; para a segurança pública, não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

Programa provisório

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.