A segunda edição do Raízes – Fórum de Inovação de Gastronomia de Base Vegetal regressa a Torres Vedras de 26 e 27 de Setembro. Este evento, que se realiza na Praça Machado dos Santos, pretende “celebrar os hortícolas do Oeste, através da mostra dos seus sabores, o debate sobre o seu impacto na saúde e as possibilidades criativas destes produtos na gastronomia”.
“Envolver famílias, crianças e jovens com experiências criativas e pedagógicas é também um dos objectivos do Raízes”, refere uma nota de imprensa da autarquia de Torres Vedras.
Na apresentação, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, fez referência à Praça Machado dos Santos, que, no século XX, acolheu o mercado da batata, substituindo a Praça do Município, o que lhe deu o nome por que é vulgarmente conhecida: Praça da Batata, sendo este um espaço icónico para receber o evento. A presidente acrescentou que o Raízes é fruto do trabalho desenvolvido através do Plano da Marca Torres Vedras, que relaciona os hortícolas como um produto identitário do Concelho.
Sérgio Ferreira, presidente da AIHO — Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, agradeceu o convite à Câmara Municipal, referindo que o Raízes é uma “excelente oportunidade para a Associação estar em contacto directamente com o consumidor final e desmistificar alguns dos mitos que foram sido criados ao longos dos anos”. Para o presidente da AIHO, é também relevante “demonstrar que os hortícolas do Oeste têm muita qualidade e que os produtores têm uma preocupação crescente com a sustentabilidade”.
À semelhança da edição passada, estarão a decorrer em permanência no recinto provas de uma vasta variedade de hortícolas que foram produzidos no Oeste e comida de rua.
O destaque para sexta-feira 26 de Setembro, vai para a visita ao projecto de Agrofloresta na Escola Básica de Ventosa e a sensibilização para práticas agrícolas sustentáveis e a visita à Olhorta, na Freguesia de Silveira; a prova de cocktails com hortícolas da região, dinamizada pelo República Wine Bar; e o concerto com emmy Curl, que encerra o dia.
Já no sábado, os destaques vão para o workshop “Da Terra à Mão – Finger Food Vegetal”, com Catarina Bianchi Santos, semifinalista do Masterchef 2024, e para os showcookings com o chef Fábio Bernardino, chef residente no programa da RTP “A Nossa Tarde”; e Iris Maria, professora do Instituto Macrobiótico.
Programa completo aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
