© Câmara de Torres Vedras

Fórum de Inovação de Gastronomia de Base Vegetal regressa em Setembro a Torres Vedras

A segunda edição do Raízes – Fórum de Inovação de Gastronomia de Base Vegetal regressa a Torres Vedras de 26 e 27 de Setembro. Este evento, que se realiza na Praça Machado dos Santos, pretende “celebrar os hortícolas do Oeste, através da mostra dos seus sabores, o debate sobre o seu impacto na saúde e as possibilidades criativas destes produtos na gastronomia”.

“Envolver famílias, crianças e jovens com experiências criativas e pedagógicas é também um dos objectivos do Raízes”, refere uma nota de imprensa da autarquia de Torres Vedras.

Na apresentação, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, fez referência à Praça Machado dos Santos, que, no século XX, acolheu o mercado da batata, substituindo a Praça do Município, o que lhe deu o nome por que é vulgarmente conhecida: Praça da Batata, sendo este um espaço icónico para receber o evento. A presidente acrescentou que o Raízes é fruto do trabalho desenvolvido através do Plano da Marca Torres Vedras, que relaciona os hortícolas como um produto identitário do Concelho.

Sérgio Ferreira, presidente da AIHO — Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, agradeceu o convite à Câmara Municipal, referindo que o Raízes é uma “excelente oportunidade para a Associação estar em contacto directamente com o consumidor final e desmistificar alguns dos mitos que foram sido criados ao longos dos anos”. Para o presidente da AIHO, é também relevante “demonstrar que os hortícolas do Oeste têm muita qualidade e que os produtores têm uma preocupação crescente com a sustentabilidade”.

À semelhança da edição passada, estarão a decorrer em permanência no recinto provas de uma vasta variedade de hortícolas que foram produzidos no Oeste e comida de rua.

O destaque para sexta-feira 26 de Setembro, vai para a visita ao projecto de Agrofloresta na Escola Básica de Ventosa e a sensibilização para práticas agrícolas sustentáveis e a visita à Olhorta, na Freguesia de Silveira; a prova de cocktails com hortícolas da região, dinamizada pelo República Wine Bar; e o concerto com emmy Curl, que encerra o dia.

Já no sábado, os destaques vão para o workshop “Da Terra à Mão – Finger Food Vegetal”, com Catarina Bianchi Santos, semifinalista do Masterchef 2024, e para os showcookings com o chef Fábio Bernardino, chef residente no programa da RTP “A Nossa Tarde”; e Iris Maria, professora do Instituto Macrobiótico.

Programa completo aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Organizações ambientalistas entregam contributo no âmbito da consulta pública da proposta de Plano Nacional de Restauro da Natureza

Partilhar              São nove as organizações não governamentais de ambiente (GEOTA, FAPAS, LPN, Quercus, SPEA, WWF Portugal, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.