Início / Agricultura / Fórum Açores Bio associa-se à Feira Agrícola 2022

Fórum Açores Bio associa-se à Feira Agrícola 2022

O 2º Fórum da Agro-pecuária Biológica – Açores Bio 22 – associou-se à Feira Agrícola Açores que decorreu em São Miguel entre os dias 17 e 19 de Junho, com eventos de informação, promoção e divulgação do modo de produção biológico.

No decorrer da feira esteve presente uma exposição permanente que permitiu aos inúmeros visitantes que acorreram ao evento contactarem com o trabalho desenvolvido e trocar experiências e informações com os organizadores do fórum e representantes das organizações de produtores e consumidores de Agricultura Biológica da Região Autonómica dos Açores.

Na manhã do dia 19 de Junho, realizou-se o seminário “Agropecuária Biológica: um caminho para a autonomia alimentar”, que contou com os testemunhos da produção biológica de quatro ilhas e se discutiram desafios que se colocam actualmente ao sector a nível nacional e regional.

Este evento contou com a presença de seis oradores: Jaime Ferreira, presidente da Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, fundada em 1985, que apresentou a sua perspectiva relativamente ao panorama actual da agricultura biológica em Portugal e na Europa; Elisabeth Domingues, representando a Unicol, com uma palesta sobre a importância do maneio das pastagens na produção de leite, com dados recolhidos junto de produtores biológicos dos Açores; e Rui Calouro, apresentando a aposta da Bel Açores no desenvolvimento do leite e lacticínios biológicos Terra Nostra, produzidos na Ilha de São Miguel.

Contou ainda com Raquel Vargas, que apresentou o projecto Biokairos, que decorre também na Ilha São Miguel e integra a produção biológica numa perspectiva de integração social; Miguel Sequeira da Make it Happen Farm, com produção biológica associada ao turismo na Ilha de São Jorge e Julien Floro da Myrica Faial, produtor de frutas e hortícolas na Ilha do Faial, que combina diferentes técnicas e correntes de produção numa perspectiva de protecção do meio ambiente e em especial do solo e da água.

A assistir ao seminário estiveram mais de meia centena de pessoas que puderam colocar questões e apresentar sugestões junto dos oradores, mas também de entidades oficiais representativas da Secretaria Regional de Agricultura e do Desenvolvimento Rural, entre as quais o secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Director Regional da Agricultura e o Director do Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel que fizeram questão de acompanhar o momento.

O seminário contou com transmissão online através do Facebook da Feira Agrícola e do Forum Bio22, mantendo-se disponível para visualização nesses canais.

Fórum da Agropecuária dos Açores

O Fórum da Agropecuária dos Açores é uma iniciativa conjunta do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e do Movimento Associativo do sector aqui representado por Trybio – Associação de Produtores e Consumidores de Agricultura Biológica, BioAzorica – Cooperativa de Produtores Biológicos e Federação Agrícola dos Açores.

Tem como objectivos promover uma discussão alargada sobre agricultura e pecuária biológicas juntando produtores, técnicos, investigadores e consumidores, associações e cooperativas, indústria, distribuição, comércio e serviços públicos e privados, assim como criar uma rede regional de cooperação, conhecimento e capacitação.

Pretende ainda divulgar a investigação e fomentar a inovação, quer na agricultura biológica, quer na transformação e valorização dos respectivos produtos, assim como sensibilizar, informar, formar e capacitar para o modo de produção biológico.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

PS Açores acusa Governo Regional de falhas na gestão das quotas pesqueiras

Partilhar              O Partidos Socialista (PS) dos Açores entregou um requerimento ao Governo Regional dos Açores, intitulado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.