Início / Agricultura / Flores comestíveis: desperte os seus sentidos

Flores comestíveis: desperte os seus sentidos

O consumo de flores comestíveis tem despertado cada vez mais a atenção do público em geral, visto que são uma forma fácil e divertida de adicionar cor e sabor a todos os tipos de pratos. Já pensou em preparar uma sobremesa, uma salada ou mesmo um prato principal repleto de flores? Os adeptos apreciam o sabor de cada variedade dada a sua capacidade de  trazer algo de diferente às receitas tradicionais.

Para que saiba mais sobre este tipo de flores que tanto podem estar no seu lindo buquê como no seu prato fizemos uma selecção das principais flores.  Neste artigo vamos falar sobre as flores comestíveis, os seus usos, benefícios, características  e os cuidados a ter.

Benefícios das flores comestíveis

Cada uma das flores comestíveis têm propriedades medicinais, culinárias e organoléticas diferentes. Por exemplo, as tagetes podem ser usadas em bolos, saladas e molhos e vir até a  substituir o açafrão. A nível doméstico, têm ainda a capacidade de espantar formigas no jardim. Da mesma forma, as calêndulas também podem substituir o açafrão. Outros tipos de flores comestíveis, como é o caso das capuchinhas, são ricas em vitamina C e óleos essenciais. A utilização de flores comestíveis na culinária aumenta o aproveitamento das flores, tanto das que plantamos como das que recebemos, para além de ser uma forma de demonstrar amizade pela Natureza.

Valor nutricional das flores comestíveis

Pouco se sabe relativamente ao valor nutricional das flores comestíveis, para além do facto de que estas possuem algumas vitaminas e minerais e têm baixo teor calórico. Contudo, o interesse crescente na sua utilização gastronómica vai muito além do valor nutricional, uma vez que estas são utilizadas, sobretudo, para dar aquele toque especial a alguns pratos. Este tipo de flores é bastante versátil e pode fazer parte de saladas, entradas, pratos principais e até mesmo sobremesas.

Escolha flores com bom gosto

Lembre-se de que “comestível” nem sempre significa “paladar”. A palavra “comestível” significa que pode consumir a flor com segurança. Infelizmente, nem sempre significa que o sabor é agradável. Algumas flores, como a lavanda, têm um sabor amargo ou adstringente e devem ser usadas com moderação como guarnição. A mesma flor cultivada em locais diferentes pode ter sabores totalmente diferentes.

Quais são as flores comestíveis?

A verdade é que a maioria das flores são comestíveis, no entanto, existem variedades ou modos de as consumir que podem causar intoxicação, por isso é necessário ter muito cuidado. Provavelmente já bebeu chá de camomila e certamente já ouviu falar sobre as propriedades terapêuticas da lavanda, certo? Mas a variedade de flores que pode ser ingerida é muito mais ampla.

A maioria das flores comestíveis é consumida crua – basta colher e lavar com água. As flores são mais saborosas e têm melhor aparência logo após a sua colheita, e não depois de alguns dias. Há apenas duas coisas importantes a serem consideradas sobre as flores comestíveis: a primeira é que nem todas as flores são comestíveis. Na verdade, algumas flores podem ser venenosas. O segundo cuidado é evitar flores que possam ter sido pulverizadas com insecticida, fungicida ou herbicida. Portanto, confira abaixo quais são as principais flores comestíveis que pode facilmente cultivar ou adquirir:

1. Rosas

A rainha dos buquês e arranjos faz parte da lista de flores comestíveis. A rosa possui um sabor muito característico, por isso, é recomendado utilizá-la como decoração ou em pequenas quantidades. Use uma das flores mais conhecidas do mundo para adicionar uma essência frutada aos seus chás e geleias nesta Primavera. Se usar água de rosas em vez de pétalas de rosa verdadeiras, use um pequeno toque – um pouco ajuda bastante.

2.  Cravo

O cravo, uma das flores mais utilizadas em decoração e arranjos florais, também pode ir directamente para o seu prato. É verdade, as pétalas de cravo possuem um sabor levemente picante. São indicadas para saladas ou, caso queira ousar no sabor, para a decoração de bolos.

3. Crisântemos

Estas flores possuem um sabor ligeiramente picantes e são utilizadas frescas para decorar sopas, saladas, pratos de arroz e burritos. Tenha apenas em mente que o seu sabor forte, bastante particular, não é para todos.

4. Flores de abóbora

É impossível esquecer a sua primeira flor de abóbora frita. Exuberantes, suculentas e tão deliciosas, estas flores amarelas aparecem em curgetes e abóboras. Para obter melhores resultados, certifique-se de cortá-los de manhã enquanto estão abertas, a cerca de 2,5 cm da parte inferior da flor.

5. Girassóis

Estas flores possuem um sabor suave a nozes, mas é importante apenas colher as pétalas de flores mais novas. Indicada para uso em saladas.

6. Violetas

As violetas, historicamente açucaradas e colocadas dentro e ao redor das sobremesas, voltaram recentemente às chocolatarias e padarias modernas. Faça uma viagem à era vitoriana e experimente as violetas cristalizadas, ou use seu perfume natural para fazer uma bebida instantaneamente aromática.

7. Amores-perfeitos

Existe flor mais feliz do que um amor-perfeito no vaso da sua varanda? Agora pode transferir a alegria de encontrar essas flores doces na natureza directamente para a mesa da sua sala de jantar. O seu sabor terroso, às vezes mentolado, dá o toque perfeito o topo de qualquer petit fours.

8. Lavanda

Uma planta clássica com propriedades medicinais, a lavanda destaca-se pelo seu belo tom roxo. O seu sabor é marcante, e entegra-se bem em sobremesas ácidas, como uma salada de frutas ou um bom cheesecake.

9. Capuchinha

Esta flor comestível com um aspecto mais selvagem, é rica em vitamina C, potássio e zinco e possui um sabor ligeiramente picante. Assim, a capuchinha combina perfeitamente com saladas e molhos, e pode ser utilizada até mesmo num sumo refrescante. Apresenta uma grande variedade de cores e tamanhos, sendo a cor laranja e amarela as mais comuns.

10. Calêndula

A Calêndula é uma planta herbácea anual, utilizada frequentemente na preparação de infusões e com diversos fins medicinais. Pode ainda ser  utilizada na cosmética e gastronómica uma vez que são óptimas opções para saladas e canapés e servem como um topping nada óbvio e super saboroso para seus pratos.

Onde comprar flores comestíveis?

Na Flores Express, por exemplo, pode encontrar um grande variedade de flores e buquês para todos os tipos de ocasiões, incluindo diversas opções de flores comestíveis.

 
       
   
 

Verifique também

Webinar “Impacto sócio-económico do olival no mediterrâneo” apresenta projecto europeu Artolio

Partilhar              A APPITAD — Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro promove …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.