Início / Agricultura / FIPA aplaude criação de Ministério da Agricultura e Alimentação

FIPA aplaude criação de Ministério da Agricultura e Alimentação

A FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares aplaude a criação do Ministério da Agricultura e da Alimentação, sublinhando que a sua integração na estrutura orgânica do novo Governo vem reconhecer a importância da cadeia de produção alimentar e dar resposta ao desafio já lançado pela federação para um compromisso nacional para a indústria agroalimentar.

“A inclusão da Alimentação na titularidade de um ministério vem ao encontro das propostas que a FIPA tem vindo a apresentar, por considerarmos essencial a valorização do sector agroalimentar em virtude da sua forte contribuição tanto para a economia nacional como para a sociedade”, destaca Jorge Tomás Henriques, presidente da FIPA.

“O recente cenário inflacionista e de disrupção no âmbito das matérias-primas alimentares e factores de produção – agravado pelo impacto da invasão da Ucrânia pela Rússia – veio evidenciar a relevância da cadeia agroalimentar nacional. A criação deste ministério é um sinal positivo e esperamos agora uma abordagem estrutural que abarque as diversas vertentes territoriais, logísticas, económicas e diplomáticas para solidificação de uma estratégia que promova a competitividade do sector e, acima de tudo, a soberania alimentar nacional”, acrescenta.

Após a tomada de posse do Governo, a FIPA apresentará aos novos responsáveis ministeriais as Prioridades Estratégicas do sector para a legislatura.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.