Início / Agenda / Filporc e FPAS esclarecem certificação em bem-estar animal na produção de suínos

Filporc e FPAS esclarecem certificação em bem-estar animal na produção de suínos

A Filporc – Associação Interprofissional da Fileira da Carne de Porco e a FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores vão organizar uma sessão de apresentação do “Regulamento de certificação em bem-estar animal na produção de suínos em regime intensivo e intensivo ao ar livre”, na vertente do transporte.

A acção terá lugar no próximo dia 29 de Abril de 2022, na Escola Superior Agrária de Santarém, das 17 às 19 horas, no Anfiteatro 2 (1º andar do Edifício de Aulas).

As participações são gratuitas, basta fazer a inscrição, indicando o nome e email dos representantes, para filporc@filporc.pt.

O bem-estar animal é hoje uma realidade cada vez maior em toda a cadeia de produção pecuária, mas tem de ser aprofundado e comunicado, porque o consumidor e o mercado assim o exigem. O transporte dos animais é uma das fases essenciais da fileira, que não pode deixar de acompanhar esta tendência refere uma nota de imprensa da FPAS.

Certificação de Bem-Estar Animal

Por esse motivo, a Filporc, que integra a FPAS e a APIC — Associação Portuguesa de Industriais de Carnes, desenvolveu uma certificação de Bem-Estar Animal, que foi recentemente aprovada pelo Ministério da Agricultura e que está já em fase de implementação nas explorações e matadouros.

Programa da sessão:

· Boas-vindas – pelo Presidente da Filporc, David Neves
· A relevância do bem-estar animal na estratégia “Do Prado ao Prato” da Comissão Europeia
· Apresentação do “Regulamento de certificação em bem-estar animal na produção de suínos em regime intensivo e intensivo ao ar livre”
· Requisitos técnicos para a certificação
· Plano de controlo da certificação – Certis (organismo de controlo da certificação)
· Custos com a certificação
· Vantagens da Certificação

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

PDR 2020 tem mais 46 M€ para apoio à aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos na agricultura, na transformação e aproveitamentos hidroagrícolas

Partilhar              O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que estão abertas as candidaturas para aquisição …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.