Início / Featured / Figueira da Foz recebe Seminário Transnacional para GAL “Economia Azul Sustentável”

Figueira da Foz recebe Seminário Transnacional para GAL “Economia Azul Sustentável”

O Seminário Transnacional para GAL “Economia Azul Sustentável” realiza-se de 18 a 20 de Outubro, na Figueira da Foz. A iniciativa, que tem lugar no auditório da Incubadora Mar & Indústria, conta com a apresentação dos projectos e produtos inovadores desenvolvidos pelo laboratório MareFoz, da Universidade de Coimbra, no âmbito da estratégia do UC MAR – Transferência de Conhecimento ao Serviço da Economia do Mar.

O evento é uma organização conjunta da FAMENET – Fisheries and Aquaculture Monitoring, Evaluation and Local Support Network, da ADELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, da Incubadora Mar & Indústria (Incubadora de Empresas da Figueira da Foz) e do Laboratório MareFoz.

O Seminário Transnacional para GAL (Grupos de Acção Local) “Economia Azul Sustentável” trata-se de um encontro europeu destinado aos DLBC /GAL Costeiros europeus. A Universidade de Coimbra, através do laboratório MareFoz, no âmbito da Estratégia UC MAR de valorização e transferência de I&D e novas tecnologias da Universidade na área da Economia Azul apresentou várias candidaturas ao Mar 2020 para as empresas e comunidades piscatórias de Norte a Sul do País. Os resultados desses projectos serão apresentados neste evento.

A Transferência de Conhecimento ao Serviço da Economia do Mar – UC MAR – é a demonstração da capacidade da Universidade de Coimbra na qualificação das actividades económicas associadas ao sector, através da criação de novos produtos e serviços resultantes de actividades de investigação e desenvolvimento, refere a instituição de ensino em nota de imprensa.

O UC MAR pretende, deste modo, estimular a criação e difusão de processos inovadores nas pescas, na transformação e na comercialização dos produtos da pesca e da aquacultura, bem como promover a transferência de conhecimentos através de parcerias entre cientistas e pescadores, acrescenta a mesma nota.

Candidaturas ao Mar 2020

As candidaturas apresentadas ao Mar 2020 integram os projectos “OtimO – Optimização dos processos de produção de Ouriço-do-mar”, “AlgaDepur – Aquacultura Multitrófica Integrada Como Veículo De Sustentabilidade”, “VALSARGO – Valorização do Sargo da Costa Vicentina”, “GREENFISHINGPORT: Projecto-piloto de Porto de Pesca Autossustentável”, “É Seco ou Fumado? – Produtos inovadores para a valorização de pescado” e “VALSAR – Valorização do Sargaço da Costa Litoral Norte”, às quais se juntam também aos projectos UC MAR e “ReSEt – Restauro de Sapais Estuarinos com vista à Sustentabilidade”.

No total, estas candidaturas, realizadas entre 2019 e 2022, representam mais de 1,6 milhões de euros de investimento elegível, dos quais cerca de 315 mil euros dizem respeito a recursos próprios da Universidade de Coimbra para financiar o desenvolvimento da I&D aplicada ao desenvolvimento de todos estes territórios e comunidades costeiras e piscatórias de Portugal continental.

Estes “projectos inovadores, que demonstram boas práticas e empreendedorismo no sector da Economia Azul, serão apresentados durante o evento e assumem grande importância na ligação entre a Universidade de Coimbra e a Economia do Mar”.

Os mesmos permitem a expansão territorial da investigação feita na UC ligada ao mar, asseguram uma proximidade territorial da Universidade com as necessidades específicas das regiões do Algarve, Alentejo Litoral, Lisboa Oeste, e Litoral Norte.

Mas, também, “contribuem para a afirmação da Universidade de Coimbra como actor chave e uma referência nacional no desenvolvimento económico e social das zonas costeiras portuguesas, sendo a única universidade em Portugal a desenvolver actividades de I&D+I ao mesmo tempo em todos estes territórios, aos quais se acrescenta o Centro Litoral.

E, ainda, potenciam um robustecimento da afirmação nacional (e em alguns projectos, com projecção internacional) da investigação feita na Universidade de Coimbra ligada à Economia do Mar. Assim como, estimulam e fomentam o desenvolvimento de novos produtos, bens e serviços com base nos resultados das actividades de I&D+I a partir dos recursos endógenos destas regiões costeiras, assegurando uma verdadeira valorização e transferência de conhecimento científico para as economias costeiras destes territórios, frisa a mesma nota.

Durante o decorrer do Seminário Transnacional para GAL “Economia Azul Sustentável”, os projectos desenvolvidos pelo laboratório MareFoz, da Universidade de Coimbra, vão estar em destaque.

Programa

O primeiro dia do evento, 18 de Outubro, é dedicado à chegada e registo de participantes, e um jantar de boas-vindas entre as 19h00 e as 21h00. As sessões de trabalho têm início no segundo dia, 19 de Outubro, a partir das 9h00 e prolongam-se até às 17h30. O programa deste dia conta na sessão de trabalhos com uma apresentação protagonizada pela Incubadora Mar & Indústria, centrada na sua cooperação com o Laboratório MareFoz, através de actividades de investigação, inovação e transferência de conhecimento na promoção da Economia Azul.

No último dia do evento, 20 de Outubro, a sessões de trabalhos decorrem entre as 09h00 e as 12h45 no auditório. Durante a tarde, entre as 13h00 e as 17h00, a programação conta com uma visita de campo a projectos apoiados pelo GAL Mondego Mar. A visita será realizada no Laboratório MareFoz, onde será dada ênfase ao projecto “AlgaDepur – Aquacultura Multitrófica Integrada Como Veículo De Sustentabilidade”. Um projecto, apoiado pelo programa operacional Mar 2020 através da ADELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, que se centra na utilização de macroalgas para depuração de efluentes de aquacultura e visa contribuir para a gestão sustentável dos recursos através da implementação de processos de Aquacultura Multitrófica Integrada (IMTA).

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Armadilhas do Município de Montalegre já capturaram 14.801 vespas asiáticas em 2024

Partilhar              A Câmara Municipal de Montalegre tem em curso, desde inícios de Março, a nova campanha …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.