Início / Featured / Festival dos Sabores Caprinos e Ovinos arranca em todos os restaurantes de Proença-a-Nova

Festival dos Sabores Caprinos e Ovinos arranca em todos os restaurantes de Proença-a-Nova

O Festival dos Sabores Caprinos e Ovinos regressa aos restaurantes do concelho de Proença-a-Nova depois do sucesso da edição anterior, em Setembro de 2021. Desta feita, o Festival decorrerá entre os dias 19 e 20 de Fevereiro e 26 de Fevereiro a 2 de Março, contabilizando um total de sete dias de Festival.

Para esta edição, o Município de Proença-a-Nova conta com a participação de todos os restaurantes do concelho, sendo possível degustar estes sabores tão tradicionais da região em qualquer um deles, refere uma nota de imprensa da autarquia.

João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova aponta ao facto de que “pela primeira vez, temos num festival gastronómico a adesão da totalidade dos restaurante do concelho, motivo que nos orgulha e que nos obriga a estar mais atentos a estas iniciativas, como divulgação de um produto de qualidade da nossa região, com o apoio declarado da nossa restauração”.

Os restaurantes comprometem-se assim a disponibilizar nas suas ementas propostas que utilizem a carne ou o leite de cabra, nomeadamente cabrito assado, estonado ou em caldeirada, afogado da boda, chanfana, maranho, queijo cabreiro ou tigelada. Como na edição anterior, serão igualmente considerados pratos de borrego.

Prémios para participantes

Os clientes destes restaurantes que consumirem pratos que incluam sabores caprinos ou ovinos estão habilitados a ganhar os mais diversos prémios, como vouchers de refeição e brindes. Para o fazer, deverão pedir e guardar o talão dessa mesma refeição e dirigir-se ao Posto de Turismo de Proença-a-Nova, onde serão encaminhados para os possíveis prémios.

Este Festival, à semelhança de outros anteriores, como o do Peixe do Rio e da Tigelada, tem como principal objectivo promover os pratos com maior tradição do território, e simultaneamente apoiar produtores e restaurantes, sectores interligados e que passaram por maiores dificuldades durante o período mais intenso da pandemia. O Município de Proença-a-Nova compromete-se também a oferecer a cada restaurante três carcaças de caprino/ovino, tendo os proprietários oportunidade de escolher qual preferem, entre cabrito, cabra e borrego.

Pode aceder à lista de restaurantes aderentes aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

PAN defende renaturalização e interdição da caça no Parque Natural da Serra da Estrela

Partilhar              A deputada única do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real, entregou na Assembleia da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.