Início / Agricultura / Festival da Cereja de Resende entrega manuais de boas práticas da cultura

Festival da Cereja de Resende entrega manuais de boas práticas da cultura

O XX Festival da Cereja, promovido pelo Município de Resende, que se realiza até amanhã, 5 de Junho, reunindo mais de 100 produtores, conta com uma vasta oferta de produtos locais, como artesanato, vinhos, licores, compotas e as Cavacas de Resende, afirmando-se como o maior evento nacional dedicado à Cereja.

Este ano, o Festival da Cereja realiza-se em dois fins-de-semana — 28 e 29 de Maio e 4 e 5 de Junho — e amanhã conta também com a visita da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, que visita ainda a empresa Cermouros – Cerejas de São Martinho de Mouros, pelas 11h15.

Maria do Céu Antunes será recebida nos Paços do Concelho pelas 11 horas pelo presidente do Município de Resende, Garcez Trindade, onde decorrerá uma Sessão Solene no Salão Nobre.

Da parte da tarde, pelas 15 horas, decorrerá uma visita ao Festival da Cereja. Nesta visita serão entregues aos produtores de cereja os Manuais de Boas Práticas da Cultura da Cerejeira, fruto do trabalho de investigação e do estudo desenvolvido no âmbito do Grupo Operacional Valorização da Cereja de Resende.

GO Valorização da Cereja de Resende

O Grupo Operacional Valorização da Cereja de Resende tem como objectivos caracterizar o funcionamento da sub-fileira da Cereja na região de Resende, desde a produção ao consumo, bem como identificar as combinações porta-enxerto x variedade com um maior impacto na qualidade e quantidade de produção de cereja na região.

Por outro lado, pretende estudar o comportamento fisiológico e produtivo das variedades de cerejeira mais representativas da produção de cereja em Resende; conhecer a influência da aplicação de diferentes dotações e períodos de rega na capacidade produtiva e na qualidade da cereja, em pomares cobertos com rede e não cobertos; e avaliar a aplicação de nutrientes (fósforo, potássio, zinco, cálcio, boro e magnésio) na capacidade produtiva e na qualidade da cereja em pomares instalados a diferentes cotas.

São ainda objectivos deste Grupo Operacional  avaliar a eficácia de estruturas de suporte em rede como meio de protecção das culturas a agentes abióticos (chuva) e bióticos (pragas e doenças); estudar o efeito da aplicação pré-colheita de bioestimulantes e reguladores de crescimento na quantidade e qualidade de cereja produzida; e promover a disseminação e demonstração do conhecimento gerado no âmbito deste GO junto dos diferentes agentes da sub-fileira da cereja.

Festival da Cereja

Com 20 anos de história, a 1.ª edição do Festival da Cereja, realizou-se no dia 19 de Maio de 2002, com milhares de pessoas a acorrerem a Resende para participar nesta grande festa, que mobilizou toda a população para este evento, marcando um novo ciclo promocional do concelho e do seu produto de excelência. Com um grande sucesso desde a sua primeira edição, o Festival da Cereja afirmou-se no País como o maior evento dedicado a este precioso fruto.

Recorde-se que é na zona ribeirinha do Douro, em Resende, que se colhem as primeiras cerejas de toda a Europa, que conseguem chegar ao mercado duas a três semanas antes em relação às cerejas produzidas nas restantes regiões de Portugal.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.