Início / Agenda / Festa do Vinho Madeira até 11 de Setembro. Região produz 3,48 milhões de litros de vinho licoroso por ano

Festa do Vinho Madeira até 11 de Setembro. Região produz 3,48 milhões de litros de vinho licoroso por ano

A Festa do Vinho Madeira arrancou ontem, 25 de Agosto, decorre até 11 de Setembro e inclui várias iniciativas, em vários dos concelhos da Região. No Funchal, grande parte das festividades decorrem na Praça do Povo, onde foi instalado o Madeira Wine Longue”, e na Avenida Arriaga.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque esteve presente na sessão de abertura do certame e destacou o sucesso do vinho madeirense, com os vinhos tranquilos a terem cada vez maior, conforme salientou, penetração no mercado e o Vinho Madeira, licoroso, a voltar a uma situação de normalidade, ao nível da produção e da comercialização.

O líder madeirense, questionado pelos jornalistas, lembrou que a Região Autónoma da Madeira produz anualmente cerca de 120 mil litros de vinho tranquilo e 3,48 milhões de livros de vinho licoroso. O governante disse que os resultados da exportação dos vinhos madeirenses são muito positivos, tendo retomado a normalidade.

Miguel Albuquerque considerou ainda que os vinhos madeirenses “não estão caros”, sublinhando que a Madeira tem de valorizar os seus produtos e o vinho Madeira, salienta, “não pode ser um produto de valor baixo”.

“A qualidade tem melhorado e deve continuar a melhorar e o preço tem de ser adequado à qualidade do vinho, pelo que tem de haver uma aposta contínua na melhoria da sua qualidade”, defendeu. A outro nível, destacou a ocupação hoteleira da Região, com médias de 90%, durante a Festa do Vinho Madeira.

A Festa do Vinho Madeira inclui 22 actuações no “Madeira Wine Lounge”, na Praça do Povo, 15 actuações na Semana Europeia de Folclore e quatro concertos da “Vinha ao Lagar” nos concelhos da Ribeira Brava, Calheta, Ponta Delgada e São Vicente.

O certame, cuja organização envolve cerca de 1.300 pessoas, representa um investimento de 178.000 euros por parte da Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

O evento conta também com uma área destinada à gastronomia e inclui uma exposição sobre o ciclo do Vinho Madeira, duas ‘masterclasses’, 12 conversas com os produtores regionais de vinho e o Pavilhão do Bordado Madeira, localizado em frente à catedral da Sé, no Funchal.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Crédito Agrícola aposta na descentralização e proximidade com concelho da Póvoa de Varzim

Partilhar              A Caixa de Crédito Agrícola reabriu a sua agência de Balasar, concelho de Póvoa de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.