Início / Agenda / Festa do Espumante de Melgaço arranca a 25 de Novembro

Festa do Espumante de Melgaço arranca a 25 de Novembro

A 8ª edição da Festa do Espumante de Melgaço realiza-se naquele município de 25 a 27 de Novembro. O cartaz promete uma “celebração a preceito”, tendo os produtores de Alvarinho como protagonistas centrais, aos que se juntam outros artífices de produtos regionais.

Nos últimos anos, a espumantização da casta Alvarinho tem apresentado resultados francamente encorajadores, pelo que os produtores da sub-região têm apostado forte na elaboração de vinhos dessa tipologia, com diferentes tempos de estágio e respectivos graus de complexidade, refere uma nota de imprensa da autarquia.

A Festa do Espumante foi o evento criado pelo Município de Melgaço para sublinhar essa tendência, aportando ao lançamento e apresentação anuais de espumantes um conjunto diversificado de outras actividades.

Nesta edição, em sessões de show cooking, os chefes Chakall (Cozinha Divina), Hugo Freitas Araújo (Solar dos Presuntos, Lisboa) e António Loureiro (A Cozinha por António Loureiro, Guimarães, *Michelin) vão confeccionar propostas gastronómicas pensadas para a harmonização com espumantes da casta Alvarinho. Já Manuel Moreira, sommelier e provador da Revista de Vinhos, conduzirá diariamente provas comentadas que ajudarão a decifrar os segredos e as virtudes da espumantização da casta estrela da sub-região.

A Real Confraria do Vinho Alvarinho fará a habitual saudação ao Alvarinho de Monção e Melgaço e as noites de sexta-feira e sábado terão animação musical que promete: dia 25, Paulo Jorge Pires (piano e voz) e o DJ Tata; dia 26, o trio Bruno Pereira (guitarra e voz), Andrea Domingos (voz) e Roberto Martins (baixo), antes da actuação do DJ Pedro Simões (RFM).

A Festa do Espumante de Melgaço decorre nos dias 25 (sexta-feira, 11h00-02h00), 26 (sábado, 12h00-02h00) e 27 de Novembro (domingo, 12h00-18h00) no Largo do Mercado, com entrada livre. É uma organização do Município local com produção Essência – Comunicação e Eventos. Saiba mais aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Suinicultores preocupados e perplexos face ao ‘desaparecimento” da Secretaria de Estado da Agricultura

Partilhar              A direcção da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores expressa a sua “preocupação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.