Início / Agenda / Festa do Alvarinho e do Fumeiro junta 48 produtores em Melgaço

Festa do Alvarinho e do Fumeiro junta 48 produtores em Melgaço

A XVIII Festa do Alvarinho e do Fumeiro arranca já amanhã 28 de Abril, em Melgaço. E, até ao dia 30, conta com 32 produtores de alvarinho, da sub-região de Monção e Melgaço, 16 de fumeiro e produtos locais e 6 tasquinhas. O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, preside à inauguração oficial, amanhã, pelas 11 horas.

O certame contará ainda com a presença de 15 associações e instituições que mostrarão o que de melhor de faz no artesanato.

“A Festa do Alvarinho e do Fumeiro é uma festa tradicional que tem evoluído ao longo dos anos, sem nunca perder a sua identidade e sempre focada na promoção e valorização da região e das suas principais características. Durante três dias assiste-se a uma mostra dos produtos locais ao Minho, a Portugal e ao mundo: todos os anos são muitos (e cada vez mais) os que de Portugal, e não só, se deslocam ao Município mais a Norte de Portugal para participar neste certame de renome, um evento incontornável na rota das festas gastronómicas do país. Dos vinhos alvarinhos, ao fumeiro e ao artesanato, passando pelo turismo e pela gastronomia, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro reúne as características populares que estiveram na sua origem e a evolução natural assinalada ao longo dos anos”, diz fonte da Câmara Municipal de Melgaço.

Indicação Geográfica Protegida

Relembre-se que, em 2015, os produtos de fumeiro daquela região foram distinguidos pela Comissão Europeia, através da integração do presunto e da chouriça de carne na lista dos produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP).

A mesma fonte municipal salienta que a “festa promove o artesanato, o turismo, a gastronomia e constitui uma oportunidade única para a criação e a consolidação de laços entre os agentes do comércio, os consumidores e a produção”.

O recinto da festa conta com um total de 69 expositores e uma zona de degustações com capacidade para 140 pessoas sentadas; um auditório de showcooking; e provas comentadas de vinhos, onde críticos e sommeliers conduzem a assistência por diferentes tipologias de Alvarinho.

Para além da exposição, prova e venda de produtos, o programa do evento oferece ainda um conjunto variado de actividades, de entre as quais se destaca a realização dos concursos de produtos locais e dos workshops de corte de presunto, o desfile de confrarias báquicas e gastronómicas, a animação musical, diurna e nocturna, e ainda toda uma gama de actividades paralelas, de animação turística e desportiva.

Programa disponível aqui.

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.