Início / Agenda / Feira Nacional de Agricultura recebe Conferência Global de Avicultura a 7 de Junho

Feira Nacional de Agricultura recebe Conferência Global de Avicultura a 7 de Junho

A ANAPO — Associação Nacional dos Avicultores Produtores de Ovos organiza a Conferência Global de Avicultura, a realizar-se no próximo dia 7 de Junho, na FNA 23 – Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, que decorre no CNEMA — Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de 3 a 11 de Junho.

A FNA 23 tem como tema principal o ovo, “um alimento tão carismático e com toda a importância que ele representa não só para nós, mas também na cultura gastronómica e hábitos alimentares dos portugueses”. Por isso, a ANAPO, enquanto associação sectorial representativa da produção de ovos, terá aí um espaço dedicado ao sector, designado de Salão da Avicultura e do Ovo, com exposição permanente de produtores, equipamento, laboratório e empresas de serviços ao sector.

A Conferência Global de Avicultura vai contar com “oradores de renome internacional que vão debater os temas mais quentes do momento, na sua maioria, transversais à actividade pecuária”, refere uma nota de imprensa da Associação.

O futuro da alimentação

Na primeira mesa-redonda será debatido o futuro da alimentação, porque “esta é cada vez mais valorizada para o sucesso das explorações pecuárias. Por outro lado, a guerra da Ucrânia demonstrou-nos o quanto estamos dependentes dos cereais produzidos neste país e na própria Rússia, havendo assim a necessidade de encontrar matérias-primas alternativas ou origens geográficas distintas para as matérias-primas tradicionais”, acrescenta a mesma nota.

Ainda antes do almoço, será a vez de Paulo Portas apresentar uma palestra, com o tema “Grandes mudanças, grandes decisões –consequências de uma economia em rápida mudança”.

Depois do almoço livre, iniciam-se os trabalhos com uma palestra proferida por Marc Vidal, “O futuro não se espera, conquista-se”. Marc Vidal é um analista económico e divulgador de tecnologia, foi selecionado como LinkedIn TopVoices, Top100 Forbes Influencers, Top100 XXI Century Innovative Leaders e Top100 Forbes Most Creative People in Business. A sua empresa de consultoria Allrework tem com clientes a Microsoft, IBM, Allianz, Deloitte, Mercedes Benz, Amazon.

Após a palestra de Marc Vidal será a vez de debater novamente os temas da actualidade, começando com a mesa-redonda “Sustentabilidade na Produção de ovos”, um tema que está na ordem do dia deste sector, realçando a ANAP que “a missão dos produtores de ovos está alinhada com os objectivos de Objectivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS das Nações Unidas”.

“A produção de ovos já é uma das formas de produção agrícola mais sustentável, pois as galinhas convertem o alimento em proteína de forma muito eficiente e requerem uma base de terra relativamente pequena para isso”, realça ainda a Associação.

Subida acentuada dos preços dos ovos

Para finalizar o debate, passa-se à última mesa-redonda “Que desafios tem o sector na próxima década”. Este tema surgiu a debate “porque, os preços dos ovos atingiram níveis recordes em muitos mercados, surgindo então a necessidade de indagar o que que está a impulsionar esses aumentos excepcionais de preços e o que podemos esperar no curto prazo”, diz a mesma nota.

E explica que “a subida acentuada dos preços dos ovos, tem como principais motivos, o acréscimo do custo da alimentação das galinhas poedeiras, o impacto dos surtos da gripe aviária a nível mundial, as consequências do Covid-19, alguns regulamentos comunitários, nomeadamente a proibição do corte de bicos e de abate dos pintainhos machos em alguns países e a substituição das gaiolas melhoradas para sistemas alternativos, o comportamento dos consumidores que tem levado a um acréscimo de consumo e a incerteza dos mercados”.

O dia de trabalho será encerrado com a presença da Directora-Geral da DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária e os presidentes da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal e da ANAPO.

No Salão da Avicultura e do Ovo também decorrerão palestras, apresentações de produtos, e cozinha ao vivo com ovos.

Saiba tudo sobre a Conferência Global de Avicultura e inscreva-se aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Boletins com Recomendações de Rega do Milho. Semana de 13 a 29 de Maio de 2024

Partilhar              A Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal informa que estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.