© CNEMA

Feira Nacional de Agricultura chega ao fim marcada pela inovação, negócio e política

A FNA 25 – Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, que se realizou no CNEMA — Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, contou “com mais expositores, mais área ocupada, com elevada satisfação nos contactos e negócios efectuados.

Segundo a organização do certame, a cargo do CNEMA, a FNA “recebeu algumas das mais importantes empresas ligadas ao tema da feira, colocando em evidência que as biossoluções desempenham um papel fundamental na agricultura, sendo cruciais para o desenvolvimento de práticas mais sustentáveis e eficientes”. “A Repsol, a Floene, ou a presença de algumas das “Bio – Regiões” reflectiram esta realidade.

A Feira, como já é habitual, é palco para os políticos. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sua derradeira visita à Feira como Chefe de Estado, foi homenageado pela organização como forma de reconhecimento pelo seu apoio à FNA e à agricultura.

O Presidente realçou a “forma como os agricultores nacionais têm demonstrado capacidade para superar desafios e crises”, realça uma nota de imprensa do CNEMA.

De realçar que o Comissário Europeu de Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, inaugurou a Feira Nacional de Agricultura e realçou a necessidade do sector agroalimentar ser “forte, competitivo, sustentável, bem preparado para o futuro” e alertou para a urgência de captar jovens para a agricultura.

Por outro lado, a “Agenda Mobilizadora InsectERA” foi o dinamizador dos Claustros, espaço onde marcaram presença diversos expositores com novas soluções baseadas na economia circular, além de vários debates que ocorreram durante os nove dias da feira.

A reforçar o peso internacional da Feira esteve o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, com o objectivo de “fortalecer relações de amizade e comerciais com Portugal” e realçou que o Brasil não tem receio de abrir o mercado aos produtos portugueses.

O Brasil participou no evento com um stand próprio, assim como a Comissão Europeia, presenças que reforçaram a dimensão internacional da Feira Nacional de Agricultura.

Políticos visitam FNA 25

A segunda figura do Estado Português, o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, esteve também na FNA e aproveitou a visita para contactar com as empresas e perceber os desafios que enfrentam.

E o ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, foi presença assídua no certame onde contactou as empresas, participou em seminários e falou com os agentes do sector.

O presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Hugo Soares, o líder do Chega, André Ventura, o secretário Geral do PCP, Paulo Raimundo, uma comitiva da Iniciativa Liberal, o candidato a líder do PS, José Luís Carneiro, autarcas, deputados nacionais, eurodeputados, representantes de associações e confederações, os candidatos presidenciais António José Seguro, Luís Marques Mendes e Gouveia Melo também visitaram o evento e “manifestaram um claro
apoio ao sector agrícola”.

Exposição de maquinaria

Destaque-se ainda a Exposição de Maquinaria Agrícola, uma das áreas do evento que contou com as novidades e as principais marcas do mercado, apresentando soluções inovadoras e diferenciadas. Durante os nove dias de Feira foi possível ter contacto com os mais modernos equipamentos que se utilizam hoje ao serviço da agricultura.

Por outro lado, a FNA procura “proporcionar sempre as melhores condições aos animais em exposição para que a mostra pecuária tenha sempre uma grande representação das raças autóctones portuguesas”, acrescenta a mesma nota.

Durante a FNA 25, marcaram presença diferentes raças bovinas, caprinos, ovinos, suínos e galinhas de raças autóctones com uma grande participação de efectivos.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.