Início / Agenda / Feira do Prémio distingue raça barrosã em Montalegre a 11 de Agosto

Feira do Prémio distingue raça barrosã em Montalegre a 11 de Agosto

A divulgação da raça barrosã volta a acontecer com o regresso da Feira do Prémio de Montalegre. Acontece dia 11 de Agosto, a partir das 10 horas, no campo da feira. Oportunidade para reforçar a importância desta raça autóctone e apoiar os produtores de gado da região, garante a autarquia de Montalegre.

A inscrição dos bovinos será efectuado pelos proprietários interessados até às 10 horas do dia do concurso — 11 de Agosto. A classificação terá inicio às 10 horas, competindo ao Júri de Classificação ,promover a pontuação dos animais. Só serão admitidos animais inscritos no Livro Genealógico de Raça Barrosã

O Concurso Pecuário da Raça Barrosã — Feira do Prémio, é promovido pelo Município de Montalegre e efectua-se no dia 11 de Agosto de 2022 pelas 10 horas, com a colaboração da DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária. O concurso é reservado aos bovinos de Raça Barrosã (a nível nacional).

Os animais deverão ser provenientes de explorações oficialmente indemnes de brucelose (B4), leucose (L4) e tuberculose (T3) e indemnes de PPCB, podendo ser admitidos animais provenientes de explorações indemnes de brucelose (B3) e, se provenientes de explorações indemnes de brucelose (B3) vacinadas com RB51, os animais tenham sido vacinados há mais de 4 semanas, não podendo de modo algum nas feiras serem movimentados para outra exploração com estatuto sanitário superior (B4).

Os animais com mais de 12 meses deverão ser sujeitos a testes de pré-movimentação de tuberculose e brucelose (RB+FC) nos 90 dias anteriores ao movimento desde que retornaram à exploração de origem e efectuam nova movimentação para destino idêntico.

Conheça o Regulamento do concurso aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.