Início / Agricultura / Feira do Fumeiro de Vinhais recebe mais de 80 mil visitantes

Feira do Fumeiro de Vinhais recebe mais de 80 mil visitantes

A 39.ª Feira do Fumeiro de Vinhais recebeu mais de 80 mil visitantes de 7 a 10 de Fevereiro, segundo informa a autarquia. O certame contou com 70 produtores de fumeiro, mas na totalidade, foram cerca de 500 expositores que marcaram presença.

“Estes indicadores não resultam apenas das acções de promoção bem conseguidas, mas sim da afirmação da qualidade, do sucesso organizativo, da excelência dos produtos e de tudo que envolve a Feira do Fumeiro”, acrescenta fonte do município de Vinhais, presidido por Luís dos Santos Fernandes.

Feira de grande importância na economia local e regional

Para o presidente da Câmara, Luís Fernandes, “o balanço é muito positivo, uma vez que a afluência foi muito grande, com os vários espaços da feira sempre repletos de gente, e o principal, os produtores escoaram grande parte dos produtos que trouxeram, o que significa que o objectivo foi atingido mais um ano”.

Luís Fernandes realça ainda que “a realização deste evento é fundamental, pois, assume grande importância na economia local, mas também a nível regional”.

Capoulas assegurou financiamento para projectos excluídos do PDR 2020

Quinta-feira, dia 8, entre as várias entidades presentes, destacou-se a presença do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, que presidiu a cerimónia de inauguração da 39.ª Feira do Fumeiro de Vinhais, e onde assegurou financiamento para projectos excluídos do PDR 2020.

“Neste momento, já estão aprovadas e a pagamento candidaturas que ultrapassam os 350 milhões de euros de apoios a fundos perdidos, só para os jovens agricultores, para mais de três mil projectos, os quais alguns são deste concelho. Os agricultores deste concelho, nestes últimos três anos, receberam 20 milhões de euros da política agrícola comum e das políticas nacionais, que são apoios justos, não são subsídios que sejam ilegítimos”, disse Capoulas Santos.

Porco bísaro

Já sexta-feira, foi o dia dedicado ao porco bísaro, com as Jornadas Técnicas dedicadas ao tema, bem como, o Concurso Nacional de Suínos da Raça Bísara, sendo esta a raça que dá origem ao fumeiro de Vinhais.

No sábado, decorreu o Concurso do Melhor Salpicão, as chegas de touros, demonstrações culinárias com produtos de Vinhais e muita animação.

 

E domingo, a cerimónia de entrega de prémios do concurso do melhor salpicão decorreu no pavilhão do fumeiro, onde estiveram presentes José Artur Neves, secretário de Estado da Protecção Civil e João Sobrinho Teixeira, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, entre outras entidades civis, militares e religiosas.

40 toneladas de fumeiro

A autarquia estima que durante os quatro dias de feira, tenham sido vendidas cerca de 40 toneladas de fumeiro, “possibilitando a um concelho pequeno, às vezes esquecido, com muitos agricultores e produtores, usufruir neste evento de um retorno financeiro de outra forma inalcançável”.

O fumeiro é considerado um dos motores mais importantes da economia do concelho de Vinhais, gerando um volume de negócio que atinge os 6 milhões de euros, tendo à sua frente apenas a castanha, fundamental no sector económico também.

Além do fumeiro, os visitantes encontraram um espaço gourmet, tasquinhas tradicionais, maquinaria agrícola, espaço de espectáculos, exposição de animais, pavilhão de artesanato/empresas e instituições.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.