Início / Agricultura / Feira do Fumeiro de Montalegre ultrapassa pandemia com vendas online a festejar 30 anos de apoio aos produtores locais

Feira do Fumeiro de Montalegre ultrapassa pandemia com vendas online a festejar 30 anos de apoio aos produtores locais

A pandemia de Covid-19 mudou-nos a vida, mudou-nos os negócios e a agenda. Mas o Povo Barrosão de Montalegre não baixou os braços. Os 30 anos da Feira do Fumeiro foram assinalados de forma online, algo inédito na história do mais emblemático evento do concelho de Montalegre.

Longe das multidões e do frenesim que gravita em volta do certame, a “rainha do fumeiro”, apesar de confinada na tecnologia, voltou a ter impacto em milhares de pessoas.

A organização, a cargo da Câmara Municipal de Montalegre e da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, celebrou a feira com uma emissão online, transmitida em directo no Facebook do município e no site oficial do evento.

“Uma aposta vencedora que conquistou 30 mil visualizações em pouco mais de duas horas de transmissão. Pelo meio, houve boa disposição, saudade e um enorme número de vendas na plataforma online” garante fonte da autarquia.

Transmissão online

Para David Teixeira vice-presidente da Câmara de Montalegre, “esta transmissão em streaming foi um desafio que nos impusemos a nós próprios para criar, dentro da capacidade da realidade digital, uma interacção com aqueles que gostam de vir a Montalegre, na Feira do Fumeiro. O sábado é sempre um dia grande e que tem mais de 24 horas para quem está na organização. Quisemos assinalar este dia com a possibilidade de os nossos emigrantes, clientes e produtores criarem uma rede”.

Em conjunto, “dissemos que não baixamos os braços. Dizemos que continuamos a acreditar na qualidade do nosso produto. Continuamos a acreditar que, no meio desta crise e desta pandemia, podemos continuar a ter esperança. Com a ajuda de uma equipa jovem do concelho, da qual fez parte o Luís Pedreira como pivot, fizemos um pouco de história ao longo destes 30 anos. Olhamos para o futuro com a ligação e o apoio dos chefs que salientaram as potencialidades do nosso fumeiro e dizemos que é aqui que gostamos de estar e também é aqui que gostamos que os amigos nos venham visitar”, acrescenta David Teixeira.

“Sucesso das vendas online”

E o vice-presidente da Câmara de Montalegre salienta que “o sucesso das vendas online é a confirmação de que os produtores souberam transformar uma adversidade numa oportunidade. Transformaram toneladas de fumeiro que percorrem o país e levam o nome de Montalegre mais longe. Uma palavra aos técnicos que, durante estes dias, trabalharam exaustivamente. Há uma entrega personalizada que garante a qualidade. É acreditar que, no próximo ano, a feira pode ser presencial mas que estas vendas também podem ser feitas através deste canal digital que se prolonga ao longo do tempo”.

Já Luís Pedreira, pivot da emissão online da “Feira do Fumeiro – 30 Anos”, refere que “foi uma aventura. Sentimos que tivemos milhares de pessoas connosco e isso reflectiu-se na interacção que tivemos. Foi uma honra representar a nossa Associação de Produtores. A comunidade emigrante está sempre connosco. Quisemos mostrar isso mesmo, sentindo esse abraço de saudade virtual. Viveram a feira de forma diferente. Foi um momento de grande satisfação e uma enorme alegria”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Orçamento Participativo dos Açores tem 32 propostas vencedoras

Partilhar              A edição de 2022 do Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores) contou com mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.