Início / Agenda / Feira de Artesanato e Gastronomia e Mostra de Vinhos de Celorico de Basto já abriu

Feira de Artesanato e Gastronomia e Mostra de Vinhos de Celorico de Basto já abriu

A XXIII Feira de Artesanato e Gastronomia e Mostra de Vinhos em Celorico de Basto abriu oficialmente ao público. A valorização dos produtos endógenos é marca desta edição do certame. Vinho verde é destaque com provas vínicas.

A abertura oficial decorreu hoje, 11 de Agosto, com a comitiva encabeçada pelo presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, a visitar todos os expositores presentes. Uma visita de que marca o arranque de uma feira que decorre até 15 de Agosto.

O certame conta com 150 expositores nomeadamente 13 stands de vinhos, 5 stands de restauração, 36 stands de petiscos, 66 stands de artesanato, e os restantes destinados a actividades associativas, empresariais, lúdicas e de lazer. Ao longo do certame serão realizadas palestras diversas com destaque para os temas da emigração e imigração.

Esta edição conta com algumas alterações sendo destaque a crescente valorização do vinho verde característico da região. José Peixoto Lima, disse que “Celorico de Basto é um concelho que se diferencia pela forma como valoriza os seus produtos endógenos e esta feira é reflexo, continuo e crescente, dessa valorização”.

E acrescentou que “somos a terra do vinho verde, um produto de excelência, que tem vindo a crescer substancialmente quer pelo número de produtores quer pelas vinhas que gradualmente vão ocupando grande parte do nosso território, e nesse sentido, verificamos que este certame, amplamente conhecido e que acolhe milhares de visitantes ao longo dos 5 dias de edição, seria o local ideal para a promoção deste produto, com a inclusão de provas vínicas onde os produtores e enólogos terão a oportunidade de mostrar as características do vinho e dar a conhecer as suas marcas”.

Esta é uma feira de escala nacional mas que prioriza o que é local. “Esta é uma feira de escala nacional com artesanato e gastronomia identificativos de todo o território nacional, como os tapetes de arraiolos, a filigrana, o vidro fundido e outras artes, algumas das quais com artesãos a trabalhar ao vivo, mas priorizamos sempre o que é local, o que é nosso. E nesse sentido, teremos também camélias em exposição e venda, afinal somos a Capital das Camélias e Solar dos vinhos verdes, produtos nossos que se conjugam na perfeição e que queremos transformar em marcas de referência do território”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

O certame na sexta e sábado abre às 18h00 e no domingo e segunda abre às 15h00 e estará patente no Mercado Municipal até ao próximo dia 15 de Agosto.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Empresa húngara procura fornecedores de produtos para casa e jardim, hortícolas, ferramentas e produtos de irrigação

Partilhar              Uma empresa familiar húngara, fundada em 1991, está à procura um parceiro que possa representar no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.