Início / Agricultura / FAO entrega certificado ao Sistema Agro-Silvo-pastoril do Barroso

FAO entrega certificado ao Sistema Agro-Silvo-pastoril do Barroso

A Sessão Solene de atribuição do Certificado de reconhecimento público do Sistema Agro-silvo-pastoril do Barroso como Sistema Importante do Património Agrícola Mundial (GIAHS) realiza-se amanhã, 19 de Abril, em Roma, na sede da FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.

O Sistema Agro-silvo-pastoril do Barroso, que abrange os concelhos de Boticas e Montalegre, é o primeiro a ser aprovado em Portugal e um dos primeiros a ser aprovado na Europa.

Patrocinado pelo Ministério da Agricultura

O processo de candidatura, patrocinado pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, foi entregue à FAO em Agosto de 2017 e foi desenvolvido por uma parceria que inclui a Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), as câmaras municipais de Boticas e Montalegre, as Universidades do Minho e de Trás-os-Montes, organizações e associações de produtores agrícolas, profissionais do setor e cidadãos da região. O processo contou também com o apoio da Representação da FAO em Portugal e junto da CPLP.

O GIAHS, é um processo promovido pela FAO que visa identificar e certificar, em todo o mundo, os sistemas de agricultura tradicional que, pelas suas características notáveis do ponto de vista da diversidade, saber tradicional, biodiversidade, paisagem, modelo socioeconómico e resiliência face às alterações humanas, climáticas e ambientais, possam contribuir para melhorar a gestão dos agro-sistemas modernos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Fórum Vespa Velutina mostra resultados e estratégia no combate à inimiga das abelhas

Partilhar              O Fórum Vespa Velutina – Lisboa Atlantic POSitiVE realiza-se no próximo dia 31 de Maio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.