Os últimos dados recolhidos pela Federação Europeia de Factoring (EUF) demonstram um novo crescimento do factoring no mercado europeu, tendo alcançado um total de 1,373 mil milhões de euros em créditos tomados, com uma taxa de crescimento de 7,4% em relação ao ano homólogo (um acréscimo de 95 mil milhões de euros), equivalendo já a 10% do produto interno bruto (PIB) da União Europeia (UE).
Esta maior taxa de crescimento em relação ao ano anterior “ultrapassa claramente o aumento do PIB na Europa como um todo, demonstrando a vitalidade que o factoring e o financiamento comercial têm tido no contributo para o desenvolvimento da economia real, proporcionando a mais de 160.000 empresas, principalmente às pequenas e médias empresas (PME), o capital de tesouraria e a gestão de pagamentos que lhes é tão necessário”, diz a Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) em comunicado.
Em Portugal, o valor total de créditos tomados verificou uma ligeira diminuição em 2014, explicada pelo decréscimo do factoring doméstico. No entanto, é de realçar a continuação do crescimento sustentado do factoring à exportação, que aumentou em Portugal 7% em relação ao ano transacto. O total de créditos tomados português foi de 21,4 mil milhões de euros, dos quais 2,5 mil milhões destinados ao factoring que apoia as exportações nacionais.
“O factoring tem mantido um nível de produção impressionante, face ao contexto económico nacional, ajudando a sustentar a economia portuguesa“ afirma o vice-presidente da ALF responsável pelo factoring, Rui Esteves, destacando ainda a importância de “as empresas receberem a tempo e horas e de os compromissos financeiros serem honrados e facilitados com a ajuda do factoring”.
John Gielen, presidente da EUF observa também que “mais uma vez, temos o crescimento do volume de negócios a demonstrar um forte sinal da importância e do valor deste tipo de financiamento (factoring). Estamos satisfeitos por verificar esta contribuição bem-sucedida para o crescimento e recuperação económica da União Europeia. Queremos continuar a dar esta contribuição à medida que mais e mais pessoas e empresas se tornam conscientes dos benefícios reais que este financiamento fornece “.
Recorde-se que o factoring, é o mecanismo de apoio à tesouraria que permite às empresas cederem as facturas dos seus devedores, quer nacionais quer internacionais, bem como fazer outsourcing do seu departamento de pagamentos, incluindo ainda a possibilidade de obter uma antecipação dos recebimentos dos seus clientes.
Agricultura e Mar Actual