Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede arranca a 31 de Julho

A 33ª Expofacic – Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede foi oficialmente apresentada pela autarquia, decorrendo entre os dias 31 de Julho e 10 de Agosto. Ao intervir na sessão, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, começou por destacar a “afirmação da Expofacic como um dos maiores, senão mesmo o maior e mais relevante evento do País”.

Mesmo tendo em conta que “é cada vez mais apertada a margem de crescimento” do evento, a autarca enumerou alguns dos desafios com que a Comissão Organizadora se viu mais uma vez confrontada, a começar pelo “aperfeiçoamento do conceito, pela inovação, incorporando outros motivos de interesse, surpreendendo os visitantes com novas experiências”.

Por sua vez, o presidente da INOVA-EM, Pedro Cardoso, deu a conhecer a programação da Expofacic 2025, relembrando, desde logo, que se trata de “um dos maiores centros comerciais a céu aberto da Península Ibérica, onde se cruzam as áreas do negócio, agricultura, comércio, educação, gastronomia, artesanato e muito mais”.

“Não é apenas uma feira, é a maior feira-festa do país, com experiências marcantes e memoráveis, o que desde logo nos mobiliza para o reforço da atractividade do evento”, enfatizou, adiantando que “ao cartaz musical de excelência, capaz de agradar a todos os públicos, se juntam este ano duas grandes novidades, o Street Gaming e o maior aquário da Europa”.

Já o Fluviário, com 14 metros de comprimento e 22 mil litros de água, promove uma experiência única com o ecossistema fluvial, com dezenas de espécies de peixes. Para além de dar a conhecer a diversidade do mundo subaquático fluvial, este espaço consciencializa para a preservação dos ecossistemas e das espécies que neles habitam, realça uma nota de imprensa da autarquia.

O sector comercial e a gastronomia são outras âncoras da maior feira-festa do País, com uma pujante área de negócios, onde estão representadas empresas de referência regional e nacional, e 47 tasquinhas gastronómicas, onde é possível saborear pratos tradicionais da Gândara, Bairrada e Baixo Mondego — do leitão às favas e ao bolo de Ançã, passando pelos afamados vinhos e espumantes da região.

Expofacic em números:

  • 100.000m2 de área
  • 400 mil visitantes
  • 17 parques de estacionamento
  • 5 linhas de autocarro dedicada
  • 625 espaços expositivos
  • 47 tasquinhas gastronómicas

Saiba tudo sobre a 33ª Expofacic aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.