Exportações de vinho crescem pelo sexto ano consecutivo

As exportações portuguesas de vinho cresceram, pelo sexto ano consecutivo, em valor atingindo os 737,3 milhões de euros em 2015, um crescimento de 1,6% face ao ano anterior. O preço médio das exportações é de 2,63 euros por litro (+2,8% relativamente a 2014).

A exportação de vinhos para a Europa Comunitária cresceu 1,6% em volume e 3,8% em valor, tendo verificado-se um desempenho positivo para todos os vinhos à excepção do vinho (ex-vinho de mesa) que sofreu uma quebra de cerca de 10% em valor para os países terceiros.

Registou-se um aumento das exportações de vinhos certificados (IG e DO) que representaram no ano passado 35,5% do valor total das exportações enquanto em 2014 representavam 34,7%. Aumentou também do número de mercados de exportação, para 146, mais cinco mercados.

Angola e Alemanha em queda

Segundo o Instituto da Vinha e do Vinho, dos 10 principais destinos de exportação do vinho português apenas os mercados de Angola (-23,7%) e Alemanha (-6,7%) registaram quebras nos montantes exportados.

A redução de 16% em volume e de 24% no valor das exportações para Angola afectou o desempenho dos países terceiros que registaram um decréscimo de 3,8% e 1,2% em volume e valor, respectivamente.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.