Início / Agricultura / Exportações de madeira e mobiliário ultrapassam os 3 mil milhões de euros em 2022

Exportações de madeira e mobiliário ultrapassam os 3 mil milhões de euros em 2022

O ano de 2022 veio confirmar a trajectória de sucesso A fileira da madeira e do mobiliário de Portugal registou um máximo histórico de mais de 3 mil milhões de euros (3.029 M€) no volume das exportações em 2022. Um aumento de 17% face ao ano anterior.

A fileira da madeira “demonstra assim a capacidade competitiva das suas empresas a nível internacional, protagonizando com sucesso o valor da marca Portugal com uma oferta de enorme qualidade, inovação e design, respondendo positivamente ao desafio da internacionalização da economia nacional”, refere uma nota de imprensa da AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal.

O presidente da Associação, Vítor Poças, destaca que “estes números vêm validar e confirmar a assertividade da estratégia de promoção internacional do sector seguida nos últimos 10 anos pela AIMMP, designadamente no que diz respeito à aposta em mercados fora da Europa. É notável a resiliência, dedicação e visão do sector na aposta no design, inovação e na internacionalização como factores determinantes para a criação de valor empresarial, económico e social”.

Em termos de segmentos têm particular destaque os “Painéis de Madeira” com um crescimento de 36%, em comparação com o período homólogo de 2021, seguido das “Embalagens de Madeira” com um crescimento de 34% e, ainda, do “Mobiliário” com uma subida de 14%.

O ano de 2022 regista também um alargamento dos mercados destino das exportações para fora da Europa, com um crescimento na ordem dos 20% extra-UE. Aos tradicionais mercados destino do Reino Unido, Espanha, França e Alemanha ganha relevância os EUA, que em 2022 representa 5% do valor das exportações.

“Valores que demonstram o crescimento que o sector está a figurar fora da Europa, em mercados mais distantes e desenvolvidos como são os Estados Unidos e onde a AIMMP tem planos de investimento importantes para 2023 através do seu projecto Inter Wood & Furniture”, realça a mesma nota.

Inter Wood & Furniture

O Inter Wood & Furniture é um projecto de internacionalização gerido pela AIMMP para o sector das madeiras e mobiliário, e que apoia empresas portuguesas interessadas no desenvolvimento de estratégias de internacionalização para novos mercados em crescimento.

Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 acções, em cerca de 50 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do sector em cerca de 1.000 milhões de euros, nos últimos 10 anos.

Em 2023, a AIMMP já organizou a presença portuguesa na Domotex 2023, de 12 a 15 de Janeiro, na Alemanha, em Hannover, tendo levado um conjunto de 11 marcas de referência nacional: A. Barbosa; Cadeinor; Golden-Parquet; Magna Natura; MF Timber; Revesperfil; Ribadao Wood Boutique; SPAZIOdeck; Strong Wood Floors; Thunther Target e TradingTimber. Esta é a principal feira mundial de revestimentos para pisos e carpetes e constituiu uma oportunidade única para a indústria portuguesa apresentar mundialmente a sua oferta de produtos de qualidade comprovada e de excelente design.

Mais recentemente, na January Furniture Show, no Reino Unido, em Birmingham, entre 22 e 25 de Janeiro, as empresas nacionais: A.Freitas & Barbosa; ARC; Ronfe; Wewood e X8 Solutions Group estiveram em território britânico a demonstrar a força competitiva da Indústria de Madeira e Mobiliário de Portugal.

No âmbito do Inter Wood & Furniture, o Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção, até ao final de 2023. A destacar as duas próximas intervenções a decorrer já no próximo mês, em Março, no Dubai Wood Show, nos Emirados Árabes Unidos, e na ProWein, na Alemanha.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.