Início / Agricultura / Exportações de frutas, legumes e flores aumentam 16% no primeiro semestre de 2022

Exportações de frutas, legumes e flores aumentam 16% no primeiro semestre de 2022

As exportações de frutas, legumes e flores atingiram os 939 milhões de euros no primeiro semestre, um aumento de 16% face ao mesmo período do ano anterior. Os dados compilados pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal revelam que, em volume, as vendas internacionais também cresceram 14% para quase 805 mil toneladas.

Espanha é o maior comprador de frutas, legumes e flores portugueses, concentrando 29% do valor exportado. Seguem-se França (13,5%) e Países Baixos (13,5), Alemanha (8,5%) e o Reino Unido (7,8%). No cenário global, a União Europeia é o principal mercado do sector e representa 81% do valor das exportações.

Contudo, analisando o preço por quilo dos produtos exportados, os resultados mostram que o crescimento não é suficiente para compensar o aumento dos custos e a inflação. O valor por quilo no primeiro semestre aumentou apenas 1,3%, realça a Portugal Fresh em nota de imprensa.

“São resultados recorde que só poderão ser mantidos com o reforço das iniciativas de promoção internacionais, do investimento na produção e com uma verdadeira valorização deste sector, que é estratégico para a economia. Os indicadores são positivos, mas não nos podemos esquecer que o sector agroalimentar enfrenta uma crise sem precedentes com a subida nos custos da energia, combustíveis, fertilizantes e outras matérias-primas”, refere Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

E acrescenta que “ao mesmo tempo, a seca extrema que tem afectado o País de Norte a Sul está neste momento a prejudicar a produtividade e os calibres da maioria das frutas e legumes”.

A Portugal Fresh tem em curso um Projecto Conjunto de Internacionalização 2022/2023 apoiado pelo Portugal 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Prevê um investimento global de 948.900,85€ euros, financiado em 54% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Produtores apresentam projecto de promoção da Maçã de Alcobaça em mercados externos

Partilhar              A APMA – Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça vai apresentar amanhã, 3 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.