Início / Agenda / Expofacic volta a Cantanhede de 28 de Julho a 7 de Agosto com 500 expositores

Expofacic volta a Cantanhede de 28 de Julho a 7 de Agosto com 500 expositores

A 30ª edição da Expofacic – Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, que regressa após dois anos de interrupção devido à pandemia da Covid-19, realiza-se de 28 de Julho a 7 de Agosto, e contará com 500 expositores, 47 tasquinhas gastronómicas, sete palcos e seis linhas de autocarros com percursos diários.

Para a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, “há um sentimento de enorme satisfação relativamente a este tão aguardado reencontro”, esperando-se, por isso, a recuperação já este este ano “do estatuto e a relevância sociocultural e económica que o evento detinha em 2019”.

No Salão Nobre dos Paços do Concelho, que foi palco da apresentação da 30ª edição da Expofacic, Helena Teodósio, sobre o orçamento para este ano, referiu que sofreu um aumento na ordem dos 10%, “um valor significativo” motivado fundamentalmente com o acréscimo das rubricas da montagem de infra-estruturas e equipamentos, em função da subida dos custos da mão de obra e dos combustíveis.

Reconhecendo as maiores exigências que se colocam à Comissão Organizadora, à qual preside, Helena Teodósio explicou que o preço dos bilhetes será igual ao de 2019, acreditando que é possível aumentar esta rubrica da receita através do aumento da afluência de público. É este equilíbrio, de resto, “que tem garantido a auto-sustentabilidade da Expofacic nas edições anteriores e que estamos a fazer tudo para conseguir também nesta”.

Também Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro, reconheceu que “a Expofacic é um dos maiores eventos nacionais, se não o maior evento nacional”, com capacidade para gerar fluxos. “Atendendo à expectativa que foi criada, dos 400 mil visitantes, estou fortemente convencido que este ano a Expofacic baterá todos os recordes”, sublinhou, reiterando a importância do evento “para nos ajudar a criar na percepção dos que viajam para a nossa região esta ideia de que podem vir e serão bem recebidos”.

Por sua vez, Idalécio Oliveira, presidente da empresa municipal Inova, EM, responsável pela organização do evento, apresentou o programa desta 30ª edição, destacando a “diversidade” de propostas, que fazem da Expofacic um caso de sucesso. “É a maior e mais variada feira-exposição do género que se realiza em Portugal, e tem vindo a afirmar-se com um modelo muito próprio”, explicou.

Saiba tudo sobre a 30ª edição da Expofacic aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IFAP paga 119 M€ de apoios aos sectores agroflorestal e das pescas em Setembro

Partilhar              O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que, no final do mês de Setembro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.