Início / Agricultura / Expobiomasa 2023 recebe inovação das produtoras portuguesas de pellets

Expobiomasa 2023 recebe inovação das produtoras portuguesas de pellets

A AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal organizou a participação da delegação portuguesa na Expobiomasa 2023 que decorreu de 9 a 11 de Maio, em Espanha, Valladolid. Numa edição que aconteceu pela primeira vez na Primavera, com o intuito de adaptar o sector aos ritmos actuais de fabricação e instalação de equipamentos, Vítor Poças, presidente da Associação, destaca que “a dimensão da presença de Portugal organizada pela AIMMP revelando o interesse que a área da bioenergia dentro do sector.”

Biodensa – Biocombustíveis; Biotempus by Sil Sale; Eco Pine; JAF – José Afonso & Filhos; New Pellets; NutriAguiar; OmniPellets; Ribadao Wood Boutique; Tec Pellets, ToroNobre e Vimasol foram as empresas nacionais que estiveram em território espanhol para demonstrar a capacidade competitiva da indústria de madeira e mobiliário de Portugal nesta feira profissional do sector da biomassa.

Esta iniciativa foi organizada no âmbito do Inter Wood & Furniture, um projecto de internacionalização gerido pela AIMMP para o sector das madeiras e mobiliário, e que apoia empresas portuguesas interessadas no desenvolvimento de estratégias de internacionalização para novos mercados em crescimento.

Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 acções, em cerca de 50 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do sector que, no ano de 2022, atingiram o máximo histórico de mais de 3 mil milhões de euros.

Empresas participantes na Expobiomasa 

Biodensa

A Biodensa – Biocombustíveis produz pellets e briquetes de Madeira de Pinho a partir de produtos como serrim e estilha, recorrendo a processos mecânicos de densificação. A empresa já está presente em vários mercados da Europa e encontra-se em constante expansão. Com princípios de desenvolvimento sustentável, a Biodensa trabalha para “satisfazer a produção sem comprometer o futuro e o ambiente”.

Biotempus by Sil Sale

A Biotempus by Sil Sale destaca-se no fornecimento de pellets de madeira de “elevada qualidade, privilegiando a responsabilidade ambiental”. Como uma empresa dedicada ao mercado B2B, esforçam-se para construir uma sólida reputação como um parceiro seguro e confiável para os clientes. Aposta na “inovação, sustentabilidade e excelência nos produtos e serviços prestados, tendo uma equipa altamente qualificada e experiente que trabalha arduamente para atender às necessidades específicas dos clientes”.

EcoPine

Fundada em 2022, a EcoPine surge para acrescentar valor na comercialização e distribuição de pellets e briquetes de madeira. Com uma capacidade de distribuição até 12 mil toneladas/ano, e com mais de 3.000 clientes na sua base de dados, a EcoPine comercializa pellets para a indústria, hotelaria, revenda, instaladores e consumidores finais.

Nova Lenha (JAF)

José Afonso & Filhos, S.A., empresa criada no ano de 1990, do sector de madeiras, dedicada à exploração florestal e transformação de madeira de pinho, tem como actividade principal a produção de madeira de pinho serrada (50.000m3/ano) para exportação. Com os subprodutos da actividade principal, estilhas e serraduras, produz pellets (90.000ton/ano) e briquetes (10.000ton/ano), sob a marca Nova Lenha.

New Pellets

O Grupo Enerpellets actua na fileira energética, produzindo um combustível solido de base renovável, como é o caso do pellet de biomassa florestal. O pellet permite a produção de energia eléctrica e térmica, estando o Grupo posicionado em ambos os sectores. O Grupo Enerpellets tem duas Unidades de Produção – New Pellets, em Pedrogão Grande e Pelletsfirst, em Alcobaça – com uma capacidade de produção anual superior a 250.000 toneladas, produzindo pellet industrial e pellet ENplus certificado, com a marca Rubro.

NutriAguiar

A NutriAguiar – Indústria de Substratos situa-se no Norte de Portugal, em Vila Pouca de Aguiar. A empresa tem como principais objectivos o fabrico de adubos orgânicos e pellets de madeira, este último com certificação EnPlus A1 desde 2017. Com uma gama de produtos de qualidade pretende conquistar a confiança dos seus distribuidores e clientes. Os pellets de madeira NutriAguiar são um “combustível totalmente natural, inserido em recursos conhecidos como biomassa, cujo único componente é 100% serradura de pinho, com certificação ENplus A1”.

Omnipellets

A Omnipellets é uma unidade de produção de pellets equipada com a mais avançada tecnologia na área da bioenergia. É uma empresa certificada pelo sistema ENplus e aposta na qualidade dos pellets e na certificação, pois “consideram ser algo essencial para conquistar a confiança e credibilidade do mercado”. Estão presentes no mercado com o selo de produtor ENplus PT 010. A Omnipellets comercializa os pellets com o nome Martos Pellets, uma marca sinónimo de confiança e qualidade com elevado reconhecimento no mercado. Dispõe de uma rede de distribuidores em toda a Península Ibérica e possibilidade de venda directa à fábrica dos diversos formatos comerciais.

Ribadao Wood Boutique

Propriedade familiar e gerida desde 1976, a Ribadao dedica-se a fornecer as linhas de pavimentos “mais exclusivas e elegantes disponíveis no mercado”. Com sede em Viseu, a empresa possui operações globais que incluem locais de fabricação, vendas e distribuição nos EUA, Europa e África. “Dedicada exclusivamente às últimas tendências do mercado, a empresa trabalha diligentemente para produzir e vender produtos ecologicamente sustentáveis”. Com foco na arte e artesanato, a Ribadao esforça-se para produzir “produtos de alta qualidade a preços acessíveis com um compromisso contínuo de serviço e profissionalismo”.

Tec Pellets

A unidade de produção da Tec Pellets iniciou a sua actividade no primeiro trimestre de 2013. Equipada com “as melhores tecnologias, permite obter um produto de elevada qualidade que garante o cumprimento das mais exigentes especificações dos clientes nacionais e internacionais”. Tem uma capacidade de produção de 100.000 toneladas/ano e está sediada no norte de Portugal, em Balasar, Póvoa de Varzim – Porto. A Tec Pellets possui um Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a ISO 9001, certificado pela SGS desde Setembro de 2014. Em Setembro de 2015, a Tec Pellets ampliou o seu sistema dentro da cadeia de responsabilidade e cadeia de custódia, PEFC e FSC, respectivamente. Para responder a um mercado internacional cada vez mais exigente, a Tec Pellets aposta desde 2016 na certificação SBP e mais recentemente na certificação ENplus classe A1 de pellets.

Toronobre

A Toronobre – Comércio de Madeiras é uma empresa localizada no distrito de Braga, concelho de Barcelos, na freguesia de Pousa que se encontra no mercado do comércio de madeiras e seus derivados, desde Novembro de 2001. Na Toronobre “encontra todo o tipo de madeiras exóticas para carpintaria, bem como para mobiliário e decoração de interiores. Encontrará também diversas secções de vigas de casquinha maciças e lameladas para pérgulas, churrasqueiras, telhados, bungalows, entre outros na área da construção civil”. É liderada pelo sócio-gerente Jorge Silva.

Vimasol

Desde 2008 que a Vimasol “se orgulha de produzir pellets utilizando apenas serrim e estilha de pinho de origem nacional”. A “melhor matéria-prima permite garantir elevada qualidade do produto, ecologia e sustentabilidade”. Esta empresa valoriza os subprodutos da indústria da primeira transformação, “contribuindo para a geração de riqueza no interior do país e garantindo o uso responsável e sustentável do que a floresta oferece”.

Agricultura e Mar

 

 
       
   
 

Verifique também

Montenegro promete resolver problema do assoreamento do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

Partilhar              O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve presente cerimónia de encerramento das comemorações do 50º aniversário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.