Início / Agricultura / Expo Agribar. Confagri alerta ministra da Agricultura: PEPAC leva a perda de subsídios
Foto: Câmara de Barcelos

Expo Agribar. Confagri alerta ministra da Agricultura: PEPAC leva a perda de subsídios

O presidente da Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, Idalino Leão, aproveitou a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, na Expo Agribar – Feira de Campo do Norte 2022, em Barcelos, para alertar que o PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, recentemente aprovado para os próximos dois anos, “vai implicar perda de subsídios aos agricultores”.

Idalino Leão, que falava no certame organizado pela Cooperativa Agrícola de Barcelos, solicitou assim à ministra que tome em atenção essa realidade. Em contrapartida, saudou a governante pela aprovação da ajuda para a produção de milho grão e milho silagem, segundo uma nota de imprensa da autarquia de Barcelos.

Por outro lado, o presidente da Confagri manifestou preocupação pelos “altos custos fixos dos factores energéticos”, alertando que do “outro lado da fronteira o preço do combustível é mais baixo 30 cêntimos por litro”.

Foto: Confagri

No decorrer da sessão de dia 13 de Outubro, a Cooperativa Agrícola de Barcelos entregou a diversos associados os prémios Agribar 2021, nas categorias de actividade.

Expo Agribar

“Numa política de consolidação e desenvolvimento dos dias de campo da Cooperativa Agrícola de Barcelos, o conselho de administração tomou a decisão de criar um evento anual que marcará uma nova etapa, onde se privilegia a demonstração, in loco, de culturas como a vinha, o milho e a maquinaria”. Este é o objectivo anunciado pela direcção da Cooperativa Agrícola para a realização da Expo Agribar – Feira de Campo do Norte 2022, que decorreu na Quinta do Sol, Rua da Boela, Vila Boa, “onde os seus doze hectares de cultivo e dois pavilhões, proporcionam condições de excelência para a realização de um evento agrícola para agricultores profissionais”.

A Expo Agribar “pretende ser um evento com temas centrais como o milho e a vinha, as principais culturas da região, e tem como objectivo divulgar técnicas e práticas inovadoras, assim como, promover a produção agrícola competitiva e o cooperativismo”.

O primeiro dia do certame (12 de Outubro) foi dedicado a palestras técnicas, sendo “abordados temas relacionados com o potencial da viticultura na região e as práticas inovadoras da cultura”. Foi referido “o milho grão como uma nova alternativa e o milho silagem como base da alimentação na produção leiteira, o principal foco do concelho, acrescenta a mesma nota da autarquia de Barcelos.

Paralelamente houve demonstrações de máquinas em colheita com apresentação de uma vasta maquinaria tecnologicamente avançada.

A Expo Agribar – Feira de Campo do Norte contou com “mais de 40 expositores de importante relevância no panorama agrícola Nacional e resultou também em bons momentos de convívio entre agricultores”, realça o município de Barcelos.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CAP promove debate sobre Planos de Gestão de Região Hidrográfica 2022-2027

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal promove no auditório da sua sede, em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.