Início / Empresas / Expo Açores promove o artesanato regional até 5 de Dezembro

Expo Açores promove o artesanato regional até 5 de Dezembro

A Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), promove, de 1 a 5 de Dezembro, a “Expo Açores Artesanato”, no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada. A mostra, que tem entrada gratuita, contempla 54 stands disponíveis para as empresas artesanais e seis espaços destinados à vertente gastronómica da Marca Açores.

O secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, destacou na quarta-feira, 1 de Dezembro, em Ponta Delgada, a importância da realização da “Expo Açores – Artesanato” no âmbito da retoma da actividade económica, também de grande relevância para as empresas artesanais regionais.

“Este evento representa um marco importante no processo de recuperação económica, assumindo-se como uma plataforma de excelência para a valorização e promoção do artesanato regional, tendo em vista, igualmente, o seu desenvolvimento regional”, evidenciou Duarte Freitas à margem da sessão de abertura da “Expo Açores – Artesanato“.

Trata-se da primeira iniciativa presencial pós-pandemia na qual o Governo dos Açores, através do Centro de Artesanato e Design dos Açores, que sucedeu ao Centro de Artesanato dos Açores, se empenhou.

Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato

Acrescenta o Executivo açoriano em nota de imprensa que, à fase adicional de candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato dos Açores (SIDART), exclusivamente para apoiar a participação nesta mostra, que decorreu de 18 a 30 de Outubro, os artesãos corresponderam com grande adesão.

“Perante as grandes dificuldades provocadas pela pandemia, decidimos, em boa hora, apoiar não só a participação dos artesãos, como comparticipamos as despesas de viagem, transporte de produtos e alojamento dos artesãos que se deslocaram das outras ilhas para marcarem presença nesta iniciativa”, sublinhou Duarte Freitas.

Por outro lado, o governante reiterou o pagamento, até ao final do ano, de todos os apoios ao abrigo do SIDART, com um adiantamento referente a 2022, para fazer face às dificuldades dos artesãos.

O evento prevê a realização de ‘workshops’, momentos de degustação gastronómica e de um conjunto diversificado de actividades de animação, quer no interior quer no exterior do recinto, tendo como grandes objectivos, a valorização e uma maior visibilidade do artesanato regional, sendo, ainda uma oportunidade para potenciar a venda de produtos.

No âmbito do processo de revitalização do artesanato dos Açores, que deverá traduzir-se num maior dinamismo que possa contribuir ainda mais para o seu crescimento e rentabilidade, a “Expo Açores – Artesanato” irá percorrer todos os concelhos da Região, sendo que em 2022, será lançado o catálogo digital e a promoção e venda do artesanato açoriano nas plataformas digitais.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IFAP paga 119 M€ de apoios aos sectores agroflorestal e das pescas em Setembro

Partilhar              O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que, no final do mês de Setembro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.