Início / Featured / European Consumers Choice distingue Galapinhos como a melhor praia da Europa

European Consumers Choice distingue Galapinhos como a melhor praia da Europa

Setúbal recebeu ontem, numa cerimónia realizada no Forte de S. Filipe, o prémio da European Consumers Choice que distingue Galapinhos, na Serra da Arrábida, como a melhor praia da Europa.

O galardão, atribuído através do portal European Best Destinations, integrado na European Consumers Choice, resulta da votação de 10 mil utilizadores daquela página da Internet, oriundos de 136 países e que escolheram o areal sadino de entre 280 zonas balneares do continente europeu.

“A água límpida e transparente, a paisagem natural fantástica e inalterada, um ambiente paradisíaco e, principalmente, pessoas maravilhosas que acolhem os visitantes com extrema simpatia” foram as experiências que conduziram à maioria dos votos na Praia de Galapinhos, destacou o director executivo da European Best Destinations, Maximilien Lejeune.

O responsável pelo portal turístico garantiu que Galapinhos “está no coração de milhões de pessoas”, isto porque os votantes são turistas de todo o mundo e os respectivos votos expressam igualmente as experiências vividas nos locais que visitaram.

“De uma beleza ímpar”

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou que o reconhecimento europeu proveniente do galardão é a confirmação de que Galapinhos é “de uma beleza ímpar”.

A autarca salientou que a praia setubalense é um diamante em bruto, “que deve continuar em bruto”, necessitando apenas, acrescentou, que sejam lapidadas algumas faces para que fique perfeito.

Maria das Dores Meira realçou que galardões como o de Galapinhos são o resultado de anos de investimento na qualificação do concelho.

“Qualificação como a construção de novos equipamentos culturais e renovação de outros, qualificação da rede viária, com a criação de novas vias, reformulação de outras e embelezamento de muitas delas”, frisou. “Nunca poderíamos aspirar a ser um potencial destino turístico se não tivéssemos investido seriamente nestas infraestruturas, se não tivéssemos trabalhado para promover interna e externamente o nome de Setúbal, a sua gastronomia, as suas paisagens, as suas praias”.

A autarca destacou, ainda, o esforço feito no desenvolvimento de protocolos de delegação de competências, assinados em Maio com a Agência Portuguesa de Ambiente e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, que passaram para a Câmara Municipal a gestão das praias localizadas no território do concelho.

Investimento de 3,6 milhões

Acordos que, realçou, permitem investimentos municipais de mais de 3,6 milhões de euros nas zonas balneares de Setúbal.

A aposta da Câmara Municipal nesta área inclui a construção de um passadiço marítimo de ligação do Parque Urbano de Albarquel à Praia de Albarquel, a transformação em passeio pedonal do actual esporão da Praia da Figueirinha, a construção de um novo cais de apoio à náutica de recreio no Portinho da Arrábida e a melhoria da rampa de acesso utilizada pela náutica de recreio na Praia da Gávea.

Maria das Dores Meira abordou, igualmente, um dos problemas mais significativos das praias setubalenses, os acessos rodoviários e, em especial, o parqueamento automóvel “numa zona cujas condições naturais limitam, bastante, o estacionamento de elevado número de viaturas”, questão que, acrescentou, se agudizou com a maior notoriedade pública de Galapinhos.

A Câmara Municipal, afirmou a autarca, está a trabalhar junto da Infraestruturas de Portugal, responsável pela estrada de acesso às praias da Arrábida, para que sejam criadas melhores condições de acesso.

A cerimónia de entrega do prémio de melhor praia da Europa a Galapinhos contou, também, com a presença de Jorge Humberto, representante da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERTRL), que assinalou a importância do galardão atribuído pelo European Best Destinations, “um sítio visitado por 4,2 milhões de pessoas por ano”.

O dirigente realçou que a presença da ERTRL na cerimónia protocolar de Setúbal se deve ao facto de o prémio em causa potenciar a simbiose de uma região turística com grande impacte na economia do País.

“Lisboa teve em 2016 mais de 13 milhões de dormidas. Não vêm mais pessoas a Setúbal porque às vezes não sabem a maravilha que Setúbal é. E Setúbal é, de facto, uma maravilha”, observou.

Jorge Humberto reforçou, ainda, que a cidade sadina está a apenas 40 quilómetros de Lisboa, “escassos 30 a 45 minutos de deslocação, e Setúbal só tem a ganhar com esta proximidade”. Para o responsável na ERTRL, a distinção atribuída a Galapinhos representa “mais um passo importante na afirmação de Setúbal”.

O galardão entregue pelo European Best Destinations é uma peça em acrílico, com a particularidade de revelar um mosaico de fotografias tiradas por alguns dos milhares de visitantes que votaram no areal para melhor praia da Europa.

O portal European Best Destinations, que é parte integrante da plataforma European Consumers Choice, e que atribuiu este ano, pela primeira vez, o prémio de melhor praia da Europa, é a mesma entidade através da qual há três anos consecutivos tem vindo a eleger o Porto como melhor destino europeu.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.