Início / Agenda / Europa quer digitalização da agricultura e paga a participantes de workshop

Europa quer digitalização da agricultura e paga a participantes de workshop

A Comissão Europeia está a organizar um seminário EIP-AGRI de dois dias sobre o tema “Partilha de dados: garantir uma partilha equitativa dos benefícios da digitalização na agricultura”, o qual terá lugar de 4 a 5 de Abril de 2017 em Bratislava, na Eslováquia, e está à procura de participantes.

Os participantes seleccionados serão informados até o final de Janeiro. As despesas de viagem e de hotel para os participantes podem ser cobertas pela Comissão Europeia.

Se tem experiência e/ou ideias relevantes de modelos para partilha de dados, pode inscrever-se até 22 de Janeiro de 2017 às 23h59. Inscrições aqui.

A revolução digital está presente. Uma série de tecnologias digitais e tendências com o potencial de transformar totalmente a forma como trabalhamos estão a tornar-se disponíveis para o sector agrícola. No entanto, de uma forma ou de outra, todas estas tecnologias dependem da partilha de dados entre os diferentes intervenientes dentro e fora do sector (fornecedores de factores de produção, agricultores, consultores, transformadores, profissionais de marketing, organismos públicos, etc.). A partilha de dados é difícil de conseguir e precisa de acontecer num ambiente de confiança.

Segundo a organização do evento, vários factores podem afectar a partilha interna e externa de dados no sector agro-alimentar. A propriedade e a privacidade dos dados, a divisão do valor agregado proveniente dos dados, a distribuição do poder de mercado pelo acesso e controle de dados, são alguns desses factores e são aspectos-chave para a criação de um ambiente de confiança.

Desbloquear o potencial da revolução digital

O workshop discutirá os ajustamentos, estruturas e caminhos existentes ou potenciais para permitir uma partilha de dados eficaz, justa e valiosa. Ou seja, que contribuem para desbloquear o potencial da revolução digital para a agricultura.

Experiências e ideias dos participantes estarão no centro do workshop. Por isso, é solicitado aos candidatos que apresentem as suas experiências ou ideias sobre modelos de partilha de dados no sector agrícola ou aplicáveis ao sector agrícola. Eles podem já estar implementados ou ser apenas um conceito. O foco deve estar nas implicações para o sector agrícola e seus interesses de participar desses modelos.

A selecção dos participantes será feita tendo em conta as experiências dos candidatos e pretende-se uma rica variedade de exemplos, abrangendo diferentes sectores, fases da cadeia alimentar, regiões, tamanho das explorações, etc.

Agricultura e Mar Actual

 

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.