Início / Agenda / Eucalipto de Contige já está a votos no Concurso Europeu Árvore Europeia do Ano 2023

Eucalipto de Contige já está a votos no Concurso Europeu Árvore Europeia do Ano 2023

O Eucalipto de Contige, com 140 anos, o vencedor da 6ª edição nacional da Árvore do Ano, iniciativa nacional liderada pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica, representa Portugal no concurso internacional deste ano. Entre 1 e 28 de Fevereiro decorrem as votações para o Concurso Europeu Tree of the year 2023.

O concurso europeu é uma final constituída pelos vencedores do concurso nacional de cada país, estando Portugal representado pelo grandioso Eucalipto de Contige, em Sátão, vencedor do concurso Árvore do Ano no nosso País, numa votação aberta a todos os portugueses.

O conjunto de árvores a votação este ano é bastante diversificado, incluindo espécies florestais como o eucalipto, agroflorestais como a azinheira e diversos carvalhos, várias fruteiras e alguns exemplares ornamentais, todos a votos aqui,

Será possível votar na árvore preferida até 28 de Fevereiro/2023 mas, as votações do concurso da Árvore do Ano tornar-se-ão secretas de 22 a 28 de Fevereiro. Desta forma, os apoiantes não conhecerão o vencedor até ao anúncio final. A cerimónia de entrega dos prémios regressa este ano ao Parlamento Europeu, no dia 21 de Março, no edifício József Antall.

De volta também está Rob Mc Bride, tree hunter britânico, que vai visitar todas as árvores a concurso e que no dia 14 de Fevereiro estará em Portugal a visitar o Eucalipto de Contige e a atribuir-lhe o galardão nacional.

Eucalipto de Contige | Satão, Viseu

Espécie: Eucalipto/Eucalyptus Globulus Labill
Idade: 144
Localidade: Contige – Sátão, Viseu

Nomeado por Freguesia de Sátão

Considerada “a maior árvore classificada de Portugal”, pela Universidade de Aveiro, localizada à beira da antiga EN 229, a sua plantação remonta a 1878, quando se abriu a Estrada das Donárias. Há alusões de propriedade a famílias do concelho, Garcia de Mascarenhas, de Rio de Moinhos e Xavier do Amaral Carvalho, famílias que no séc. XIX se uniram em casamento e eram vizinhas. A monumentalidade da árvore obrigou à sua manutenção, fazendo com que o perfil da estrada lhe faça a devida “vénia”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.