O diploma referente à Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2) foi aprovado, no passado dia 21 de Maio, em Conselho de Ministros. “Dada a natureza estratégica, a transversalidade e o impacto deste documento foi aberta uma consulta pública à sociedade, que decorre até 6 de Julho”, diz a ANI — Agência Nacional de Inovação.
Plano Nacional Energia Clima 2030
A EN-H2 tem como objectivo assegurar a estabilidade do sector energético através da introdução gradual do hidrogénio enquanto pilar sustentável e integrado numa economia descarbonizada.
Esta estratégia visa ainda facilitar o cumprimento das metas e objectivos do Plano Nacional Energia Clima 2030, que passam pela incorporação de 47% de fontes renováveis no consumo final de energia, pela redução da dependência energética para 65% e do consumo de energia primária em 35%.
A implementação de um projecto âncora à escala industrial para a produção de hidrogénio verde e a criação de um laboratório colaborativo focado para o hidrogénio são alguns dos exemplos de projectos dinamizados no âmbito da EN-H2.
Além da consulta pública à sociedade, serão ainda auscultados os principais agentes do sector promovendo a inclusão deste elemento nos vários sectores da economia através da Estratégia Nacional para o Hidrogénio.
Pode participar na consulta pública aqui.
Agricultura e Mar Actual