Início / Lazer / Desporto / Estação Náutica de Monsaraz recebe certificação da Fórum Oceano

Estação Náutica de Monsaraz recebe certificação da Fórum Oceano

A cerimónia pública de certificação da Estação Náutica de Monsaraz, no Alentejo, terá lugar amanhã, dia 10 de Junho, pelas 10 horas, no Centro Náutico de Monsaraz.

o evento conta com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, do presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, em representação da entidade coordenadora da Estação Náutica de Monsaraz, e de António José Correia, representante da entidade certificadora, Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar.

Abertura da época balnear

A cerimónia está inserida na abertura da época balnear da Praia Fluvial de Monsaraz, reconhecida com mais dois galardões: Bandeira Azul e Bandeira de Praia acessível. Em 2019, esta praia foi considerada como a praia mais acessível de Portugal.

O Município de Reguengos de Monsaraz liderou o processo de candidatura à certificação de Estação Náutica, numa parceria que envolve 24 entidades, que vão desde empresas de animação turística náutica, de restauração e de alojamento, até instituições da Administração Pública, Federação Portuguesa de Canoagem e agrupamento de escolas.

A candidatura foi apreciada e mereceu aprovação a 27 de Fevereiro deste ano, por uma Comissão de Avaliação que, para além da Fórum Oceano, integra um conjunto de entidades, nomeadamente: Turismo de Portugal, ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, APECATE – Associação Portuguesa das Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, ANC – Associação Nacional de Cruzeiros, APPR – Associação Portuguesa de Portos de Recreio, DGPM- Direcção-Geral de Política Marítima, DGE – Direcção-Geral de Educação – Desporto Escolar e Fedeton – Federação Europeia do Turismo Náutico.

A Rede “Estações Náuticas de Portugal” (ENP) conta actualmente com 23 ENP certificadas e sete em processo de certificação, distribuídas por todo o continente, litoral e interior, e envolvendo mais de 1000 entidades, 60% das quais são empresas.

A Fórum Oceano realça que está em fase final de produção a plataforma/portal próprio que pretende lançar publicamente até 15 de Julho próximo.

Os territórios que pretendam constituir-se como Estação Náutica, integrando a Rede “Estações Náuticas de Portugal”, poderão apresentar uma candidatura à Fórum Oceano. O período para apresentação de candidaturas decorre em permanência. Mais informação sobre as ENP aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Italiano Mirko Giannella vence final do Concurso Internacional de Corte de Presunto Ibérico

Partilhar             more  O italiano Mirko Giannella foi o vencedor da final do Concurso Internacional de Corte …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.