Início / Agenda / Estação Nacional de Melhoramento de Plantas faz 75 anos e convida Capoulas Santos
Planta modelo Arabidopis usada em investigação ITQB Nova.

Estação Nacional de Melhoramento de Plantas faz 75 anos e convida Capoulas Santos

A Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, integrada no INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária faz 75 anos. Para celebrar este marco, no próximo dia 16 de Maio, em Elvas, vai realizar o Dia do Agricultor, que “pretende ser uma jornada de comemoração e reflexão sobre o futuro, contando, para isso, com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural”, Luís Capoulas Santos, revela o director da Unidade Estratégica de Investigação e Serviços de Biotecnologia e Recursos Genéticos do INIAV, Benvindo Maçãs.

Segundo aquele responsável, a Estação tem já um “percurso longo que merece ser destacado, sobretudo, quando a produção e difusão de novos conhecimentos é encarada como o objectivo primordial no reforço das dinâmicas de inovação e de internacionalização da agricultura de modo a estimular a competitividade do sector agro-industrial”.

Aposta na cooperação inter-ministerial

Benvindo Maçãs adianta que a “aposta em modelos de coordenação e cooperação inter-ministerial que visam impulsionar as actividades de investigação e desenvolvimento, baseadas em parcerias alargadas entre as diversas entidades do sector público e os agentes económicos do sector, está a ser implementada através da criação de uma Rede Nacional de experimentação e Investigação Agrária e Animal”.

O modelo proposto “reforça o exemplo da Estação Nacional de Melhoramento de Plantas que, ao longo de 75 anos, tem procurado alinhar a sua agenda de investigação com as orientações das políticas públicas e com as necessidades dos agricultores e industriais”, acrescenta Benvindo Maçãs.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Ravasqueira Grande Reserva 2014. Espumante do Alentejo já está no mercado

Partilhar              “Paciência de ourives” é a expressão que traduz o empenho na construção do Espumante Ravasqueira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.