Início / Agricultura / Estação de Avisos de Castelo Branco: meteorologia favorável ao bichado das pomóideas

Estação de Avisos de Castelo Branco: meteorologia favorável ao bichado das pomóideas

A Estação de Avisos Agrícolas de Castelo Branco alerta que as condições meteorológicas têm sido favoráveis à evolução da praga do bichado da fruta nas pomóideas, nomeadamente macieiras e pereiras.

Por isso aconselha os agricultores a acompanharem a evolução da intensidade de ataque da praga no seu pomar. “Deve efectuar a estimativa do risco e avaliar o nível económico de ataque (observação de 1.000 frutos (20/ árvore x 50) e contabilizar 5-10 frutos bichados).

“Aconselha-se a renovação do tratamento, assim que terminar o período de persistência de acção do produto que utilizou. Consulte lista de produtos na Circular nº 6”, acrescenta aquela Estação de Avisos na sua Circular 08.

Os técnicos da Estação de Avisos Agrícolas de Castelo Branco alertam também para o aranhiço vermelho das pomóideas, recomendando efectuar a estimativa do risco no seu pomar para avaliar o nível económico de ataque da praga.

“Observe 100 folhas do terço médio do ramo (2 folhas/árvore x 50 plantas) e se contabilizar em macieiras 50 a 75% de folhas ocupadas com formas móveis ou 50% em pereiras, deve efectuar um tratamento com um acaricida específico e pouco tóxico para os auxiliares”, acrescenta a mesma Circular.

Quanto ao pedrado, refere que, devido à instabilidade do tempo prevista pelo IPMA para os próximos dias, nos pomares com existência de inóculo, onde já se observam manchas de pedrado, aconselha-se a renovação do tratamento para evitar o desenvolvimento de infecções secundárias. “Deve alternar as substâncias activas para evitar o desenvolvimento de resistências”.

Pode ler a Circular 08 aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Feira de Inovação Agrícola do Fundão já tem inscrições abertas para empresas e projectos do sector

Partilhar              A terceira edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão irá decorrer, entre os dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.