Início / Agenda / Essência do Ambiente debate transição ecológica no horizonte 2030

Essência do Ambiente debate transição ecológica no horizonte 2030

A 2ª Conferência “Serei Mesmo Verde?” realiza-se no próximo dia 4 de Novembro, entre as 15 e as 19 horas, no Espaço Earth – Espaço Ambiental do Rio, da Terra e do Homem, em Barcelos. Este ano, o tema versará sobre “Os desafios e as respostas para uma transição ecológica no horizonte 2030 (e 2050). Um debate do ponto de vista das empresas e dos territórios”.

A conferência, que conta com a parceria dos Amigos da Montanha, da Zoom Out e da Pro.Comunicação, será transmitida em directo via streaming para os inscritos na mesma. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e pode ser efectuada aqui.

A conferência está integrada nas comemorações do 13º aniversário da Essência – Comunicação Completa e assinala os dois anos do seu projecto Essência do Ambiente – um blog noticioso dedicado aos temas do ambiente e da sustentabilidade que dá palco e voz a projectos e práticas sustentáveis.

Considerando que os agentes de mudança somos todos nós – cidadãos, empresas, instituições – mas que só com a implementação de um esforço colectivo podemos alcançar um futuro verdadeiramente mais sustentável, este projecto tem como missão sensibilizar, pela divulgação de boas acções, e mostrar que Portugal está no caminho de uma Economia Circular e Sustentável, pese embora, muitas vezes, os projectos não são conhecidos, nem devidamente destacados junto da sociedade civil, refere a organização da Conferência. Que, para tal, divulga boas práticas, alerta para os desafios ambientais, apoia a educação, apoia, através do seu programa de apadrinhamento, projectos que fazem a diferença e desafia à reflexão.

Programa

Tendo como premissa a pergunta “quais os desafios e as respostas para uma transição ecológica no horizonte 2030 (e 2050)”, o primeiro painel, trará a perspectiva dos territórios e contará com as intervenções de Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho e da Câmara Municipal de Melgaço, e de João Pedro Cruz, vice-presidente da Câmara Municipal de Mangualde.

Já o painel dedicado à perspectiva das empresas, terá como oradores José António Lopes, CEO da adquadratum arquitectos, Joana Soto, bióloga dos Amigos da Montanha e Eugénia Teixeira, directora de Sustentabilidade e Circularidade da Valérius Hub.

A intervenção de encerramento será proferida por Carlos Alberto Cardoso, APA no Parlamento Europeu, que trará uma perspectiva da “Estratégia da União Europeia a este desafio global”. A moderação ficará a cargo da jornalista Emília Monteiro.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confagri lança série de 5 vídeos sobre “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”

Partilhar              A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal quer …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.