Início / Agricultura / Esporão Private Selection Branco 2018 no “Top 100” da Wine Enthusiast

Esporão Private Selection Branco 2018 no “Top 100” da Wine Enthusiast

O Esporão Private Selection Branco 2018 é o vinho português com melhor classificação no “TOP 100 Wines of 2020” da Wine Enthusiast, surgindo na 27.ª posição, com 95 pontos e considerado Editors’ Choice, classificação atribuída aos vinhos de excelente qualidade.

Para Roger Voss, o Esporão Private Selection Branco 2018 é um “raro exemplo de um vinho 100% Sémillon de Portugal, talvez inspirado no background australiano do enólogo David Baverstock. Com estágio em madeira e com capacidade de envelhecimento em garrafa, este vinho é rico em frutos tropicais, especiarias e tosta de barrica. Embora possa ser apreciado agora, será ainda melhor depois de 2023”.

Alentejo

O Esporão Private Selection Branco nasceu em 2001 para desafiar o perfil clássico dos grandes vinhos do Alentejo. Reforça a sua consistência ano após ano, como um néctar marcante, rico e complexo, garantido pela maturidade da vinha, da inusitada casta Sémillon e da selecção cuidada das barricas de carvalho francês em que estagia durante seis meses.

De aspecto cristalino, o vinho apresenta uma cor de palha. No nariz destacam-se os aromas a alperce e casca de limão confitado, misturados com notas de cravinho, noz moscada e algum chocolate branco e um palato amplo e rico, em que predomina a fruta de polpa branca pontuada com notas de pimenta branca. No palato mostra-se untuoso, com um final longo e elegante.

O Esporão Private Selection Branco 2018, com 22.900 garrafas produzidas, é feito a partir de uvas provenientes da vinha das Palmeiras na Herdade dos Perdigões, propriedade do Esporão, com exposição noroeste/sudoeste proporcionando protecção às uvas durante as horas de maior calor.

Neste ano, após um Inverno seco e frio, seguiu-se um início de Primavera chuvoso, repondo os níveis de humidade do solo adequado para o início de ciclo vegetativo. As temperaturas amenas até meados do Verão originaram uma maturação mais lenta, mas mais completa das uvas, que resistiram às temperaturas superiores a 40 graus centígrados sentidas em Agosto, e resultando na conservação da frescura, intensidade aromática e complexidade dos vinhos brancos, desenvolvidos por David Baverstock e Sandra Alves.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.