Início / Mar / Ambiente / ESPO distingue Porto de Setúbal na Rede Europeia da Ecoports

ESPO distingue Porto de Setúbal na Rede Europeia da Ecoports

O Porto de Setúbal viu reforçada e distinguida a sua participação na Rede Europeia da Ecoports, com a atribuição, já em 2018, de uma nota de 100% pelos referenciais do PERS – Port Environmental Review System e da ISO 14001 – Sistema de Gestão de Qualidade e Ambiente, e pela primeira vez o indicador EMAS –“EU ECO Management and Audit Scheme”, com o valor standard de 98,44% .

A ESPO – European Sea Port Organization, passou a reconhecer desde 2012 a excelência da qualidade ambiental da Baía de Setúbal, pelo que o seu Porto passou desde aquela data a fazer parte da Rede Europeia da “Ecoports”, que compara e distingue as melhores práticas ambientais a nível portuário.

Avaliação

A nova avaliação é “motivo de grande satisfação”, uma vez que os indicadores PERS – Port Environmental Review System e da ISO 14001 – Sistema de Gestão de Qualidade e Ambiente têm vindo a melhorar desde 2012, e o indicador EMAS –“EU ECO Management and Audit Scheme”, traduz um nível de excelência do Porto de Setúbal no seu desempenho ambiental, no que diz respeito às metodologias de movimentação e armazenagem de mercadorias, à medição da qualidade da água e do ar, ao ordenamento e usos do solo, ao levantamento de questões ambientais significativas, às medidas de prevenção dos ecossistemas e à Relação Porto-Cidade, explica fonte da estrutura portuária.

Foram também identificadas “Oportunidades de Melhoria”, que poderão vir a ser implementadas no Porto de Setúbal, em colaboração com a comunidade envolvente, a Câmara Municipal e outras partes interessadas.

Este reconhecimento internacional de pertencer à Rede Europeia da “Ecoports”, vincula ainda mais o compromisso do porto e da Comunidade Portuária de Setúbal “em prosseguir com uma gestão equilibrada e sustentável da sua actividade”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.