Início / Agricultura / Espanhola Mercadona avança para Portugal com 4 lojas em 2019

Espanhola Mercadona avança para Portugal com 4 lojas em 2019

O Comité de Direcção da empresa dos supermercados Mercadona decidiu, com base no estabelecido pelo conselho de administração, avançar com o seu plano de internacionalização, através da entrada no mercado português. O objectivo da empresa consiste na abertura das primeiras quatro lojas em 2019, iniciando assim o projecto de expansão internacional.

A Mercadona estima investir inicialmente 25 milhões de euros e prevê criar cerca de 200 postos de trabalho nesta primeira fase de expansão. Para este objectivo, pretende iniciar contactos institucionais e trabalho de campo, bem como começar a identificar os locais mais adequados para as primeiras quatro aberturas em Portugal.

A Mercadona comunicou às autoridades portuguesas a decisão de estabelecer o seu projecto empresarial no mercado português e as chaves do modelo de crescimento partilhado, que impulsiona a empresa.

“Portugal é uma grande oportunidade para iniciar o crescimento internacional da empresa, e um país com o qual podemos aprender tanto com o consumidor como com o sector altamente competitivo da distribuição. A possibilidade de contribuir para o progresso económico e social do país e para o desenvolvimento do sector agro-alimentar, é um desafio emocionante e uma aspiração de todos nós que fazemos parte do projecto Mercadona e que o sentimos como um compromisso”, afirma o presidente da empresa, Juan Roig.

Mercado de proximidade logística

A escolha de Portugal por parte da Mercadona, para iniciar o seu plano de expansão internacional, foi determinada pelo facto de ser um mercado próximo, de proximidade logística e que se enquadra no crescimento orgânico e natural da empresa.

A Mercadona é a empresa líder no sector da distribuição alimentar em Espanha. De origem familiar, manteve um crescimento sustentável, com base num modelo de gestão próprio, orientado para ‘O Chefe’ (como internamente a empresa trata o cliente). É uma empresa de capital familiar, resultado de um projecto partilhado e sustentável que se constrói e cresce dia-a-dia desde a sua fundação, em 1977, dentro do Grupo Cárnicas Roig. Em 1981, Juan Roig assumiu a direcção da empresa, que iniciou a sua actividade como entidade independente. O presidente, e a sua mulher Hortensia Herrero, que é vice-presidenta da empresa, são os principais accionistas com mais de 80% do capital.

Em 2015, a Mercadona alcançou uma facturação de 20.831 milhões de euros. Actualmente, tem 1.587 supermercados e uma força de trabalho de 76 mil colaboradores, todos com contratos fixos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Produtores de leite da Póvoa de Varzim em risco de falência pedem para serem pagos ao preço mínimo de 38 cêntimos/litro

Partilhar             more  Caso não exista um aumento do preço do leite a breve prazo, toda a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.