Início / Agricultura / Espanha e França dão os primeiros passos para um comité misto do sector do vinho

Espanha e França dão os primeiros passos para um comité misto do sector do vinho

Os governos e as diferentes associações e organizações de produção, indústria e comércio de vinho de Espanha e França acordaram, no passado dia 24 de Maio, a criação de um Comité Misto para melhorar as relações vitivinícolas entre os dois países. O objectivo é evitar que ocorram ataques aos envios de vinho espanhol para território francês, tanto em camiões como nos supermercados. Mas também para negociar a futura PAC em conjunto.

Neste sentido, ficou acordado realizar a primeira reunião constitutiva do Comité Misto no próximo dia 25 de Julho, em Paris, com o objectivo de se descreverem em pormenor os objectivos, o funcionamento e a composição do Comité.

Segundo avança o portal espanhol agronegocios.es, durante a reunião constatou-se a conveniência de intensificar as relações entre os profissionais dos dois países, pondo-se em marcha a constituição do Comité Misto Franco-espanhol do sector vitivinícola, semelhante ao que já existe para as frutas e os produtos hortícolas.

Negociar nova PAC em conjunto

Esta primeira reunião foi o primeiro passo para alcançar um entendimento entre os profissionais franceses e espanhóis do sector do vinho, para solucionar os incidentes contra camiões espanhóis carregados de mercadoria, assim como para abordar em conjunto outros temas relativos à economia do sector, tais como questões fitossanitárias, e até para defender na União Europeia questões fundamentais na negociação da futura Política Agrícola Comum (PAC), como o sistema de autorizações de plantação de vinha ou a manutenção dos programas nacionais de apoio ao sector vitivinícola.

Quanto aos ataques a carregamentos de vinho provenientes de Espanha, as autoridades francesas explicaram, na referida reunião, foram feitos, nos últimos meses, por um “grupo reduzido”, que levou a “mais de 30 detenções” realizadas pelas forças de segurança francesas.

Agricultura e Mar Actual

 

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.