Início / Agricultura / Espanha e Marrocos reforçam cooperação no desenvolvimento do sector agrário

Espanha e Marrocos reforçam cooperação no desenvolvimento do sector agrário

O ministro de Agricultura, Pesca e Alimentação de Espanha, Luis Planas, e o de Agricultura, Pesca Marítima, Desenvolvimento Rural e Águas e Florestas de Marrocos, Mohamed Sadiki, firmaram em Rabat um memorando de entendimento para a colaboração nos âmbitos sanitário, fitossanitário e no conhecimento e desenvolvimento de produção animal e vegetal, no âmbito da XII Reunião de Alto Nível (RAN) entre os governos dos dois países.

Na sua intervenção no plenário da RAN, o ministro Luis Planas destacou que este memorando consolida a estreita colaboração entre os dois países que partilham muitos interesses comuns, e aludiu em concreto ao entendimento em questões zoossanitárias e fitossanitárias, que é fundamental porque as enfermidades não conhecem limites geográficos.

O ministro espanhol sublinhou também a importância de ambos os países trabalharem juntos na melhoria da sustentabilidade da fertilização dos cultivos em centros de investigação e inovação. E reiterou que os fertilizantes desempenham um papel fundamental para alcançar um nível de produção agrícola que permita estabilizar os mercados e garantir a segurança alimentar, refere uma nota de imprensa do Executivo espanhol.

O memorando define como áreas de cooperação o desenvolvimento de projectos para a modernização das explorações agrícolas e pecuárias, a melhoria da qualidade dos produtos e a sua valorização, a sanidade animal, a melhoria genética, a alimentação, e bem-estar dos animais e a sanidade e protecção dos vegetais.

Por outro lado, contempla o estabelecimento de mecanismos de cooperação no âmbito da investigação científica e o intercâmbio de conhecimentos e experiências na incorporação de novas tecnologias a a produção pecuária e a vigilância e luta contra as enfermidades animais e zoonoses.

Contempla também o avanço de programas de segurança sanitária dos produtos alimentares, como a adopção de modelos específicos de certificados, e o desenvolvimento de sistemas informáticos que favoreçam a gestão e comunicação de alertas zoossanitárias e o controlo sanitário dos bens.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.