Início / Agricultura / Espanha anuncia redução do IVA sobre a electricidade de 10% para 5%

Espanha anuncia redução do IVA sobre a electricidade de 10% para 5%

O líder do governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje, 22 de Junho, a redução do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) sobre a electricidade de 10% para 5%.

O anúncio foi feito no Congresso dos Deputados, tendo Pedro Sánchez assegurado que, “tal como nos trinta meses que governa” na actual legislatura, o Executivo vai “continuar a fortalecer o Estado-Providência”. O presidente recordou que o governo baixou o IVA sobre a electricidade de 21% para 10% há um ano e anunciou que no Conselho de Ministros extraordinário do próximo sábado vai colocá-lo em 5%, iniciativa para a qual solicitou o apoio dos grupos parlamentares.

Em Portugal, desde 1 de Dezembro de 2020 que a taxa do IVA é de 13% nos consumos mensais até um limite de 100 kWh para potências contratadas de até 6,9 kVA, ou 150 kWh no caso das famílias numerosas. Só a partir destes limites é que é aplicada a taxa mais alta, de 23%. Ou seja, é rara a factura de electricidade portuguesa que não tenha IVA a 23%.

Economistas contactados pela Revista Agricultura e Mar explicam que “esta medida vai beneficiar todos os cidadãos espanhóis, perante esta escalada inflacionista que assola a Europa”. Mas, em termos agrícolas, dizem, “a pequena agricultura, como a agricultura familiar, vão ter vantagens competitivas. Por exemplo, em Portugal, muitos destes agricultores não têm contabilidade organizada, resultando uma medida destas numa diminuição de custos de produção”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.