Início / Agricultura / Escola Superior de Biotecnologia mostra trabalho dos seus investigadores a 1.000 estudantes do secundário

Escola Superior de Biotecnologia mostra trabalho dos seus investigadores a 1.000 estudantes do secundário

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, entre 10 e 12 de Abril, vai receber mais de 1.000 estudantes do ensino secundário, os quais vão ter a oportunidade de participar em 30 experiências promovidas por investigadores e estudantes da Escola Superior de Biotecnologia.

“Telhados verdes: Aproveitamento da água da chuva nas cidades”, “Biomateriais no combate às feridas crónicas”, “O segredo da frescura das pastilhas de mentol” ou “Padaria tradicional: leveduras em acção” são alguns dos exemplos das múltiplas experiências disponíveis.

“Bioengenharia, microbiologia, nutrição e biomedicina são os grandes temas da semana aberta da Faculdade que anualmente procura ser um momento de grande abertura do ensino superior ao ensino secundário,” refere Paula Castro, directora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. “Pretendemos contribuir para a literacia científica demonstrando de uma forma rigorosa, mas desconstruída e por vezes divertida, que a ciência contribui decisivamente para a nossa saúde e bem-estar,” salienta.

Os 1.000 estudantes já inscritos vão participar em mais de 30 actividades. Vão poder tornar-se detectives que desvendam o mistério de um surto alimentar e descobrem se conseguem organizar o frigorífico. Descobrir, por exemplo, o que se esconde nos alimentos que comem diariamente, quer de saudável quer de menos bom. Partir em busca dos aromas presentes nos alimentos enquanto tentam não se deixar enganar, pois nem tudo é o que parece, refere uma nota de imprensa da Universidade Católica.

E adianta que aqueles estudantes “vão aprender mais sobre a água e como ela torna a vida possível, sobre o aproveitamento de resíduos para criação de novos alimentos e medicamentos e ainda sobre a análise dos seus impulsos bioelectrónicos. Vão descobrir soluções, no mínimo, originais, para cuidar de feridas crónicas. Para fazer compras no supermercado terão de descobrir truques que revelam a verdade perdida na publicidade”.

Irão ainda descobrir através de “uma actividade lúdica e apetecível como da confecção de um gelado conseguimos abordar os conceitos de emulsão, mudança de fase, coalescência, espuma e cristalização. Ou ainda, aprender que o Dia Mundial da Terra surgiu com o objectivo de consciencializar a população mundial para os problemas de contaminação ambiental e para a necessidade da preservação dos recursos naturais e de conservação da biodiversidade. Para isso serão realizadas pequenas actividades laboratoriais para demonstrar as causas e efeitos da poluição”, acrescenta a mesma nota.

A Semana Aberta da Escola Superior de Biotecnologia é uma iniciativa anual que este ano decorre de 10 a 12 de Abril, no Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

Mais informações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.