Início / Agricultura / Escola Agrícola da Madeira forma 40 jovens empresários

Escola Agrícola da Madeira forma 40 jovens empresários

São 40 os jovens agricultores que iniciaram a sua formação profissional na área da agricultura. As duas formações são promovidas pela Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Escola Agrícola da Madeira (EAM).

Destes 40 formandos, 14 frequentam a formação no Porto Santo, que resulta de uma parceria entre a EAM, a Direcção Regional para a Administração Publica do Porto Santo e a Associação de Produtores da Ilha do Porto Santo. Por seu turno, na Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente, estão a frequentar 26 jovens provenientes de toda a Região.

Capacitação em empresário agrícola

O curso de formação profissional específica sectorial de “Capacitação em empresário agrícola”, destina-se preferencialmente a jovens agricultores que pretendam assumir pela primeira vez a gestão de uma exploração agrícola, contemplando igualmente outros activos que desenvolvam actividades agropecuárias que pretendam actualizar e melhorar os conhecimentos nas suas áreas de intervenção, ou ainda quem pretenda iniciar-se na actividade agrícola.

“Desde o início da Escola Agrícola tem existido um aposta na formação para que este sector possa evoluir. Essa aposta tem tido em conta o Porto Santo onde o apoio técnico foi reactivado e onde o diálogo com associações e Direcção Regional tem sido fundamental”, referiu Humberto Vasconcelos, secretário regional de Agricultura e Pescas.

Aquele governante sublinhou ainda a mais-valia destas formações para ser possível concorrer aos fundos comunitários.

220 horas de aulas

As formações de Capacitação em Empresário Agrícola, são compostas por 220 horas de aulas teóricas e práticas. São formações certificadas e homologadas, e contam com módulos programáticos nas áreas estratégicas para a agricultura da Madeira e do Porto Santo e com um quadro de formadores especialistas e com comprovadas competências, o que é uma grande mais-valia para potenciar investimentos estruturais e rentáveis no sector.

De sublinhar que todos estes formandos também têm a possibilidade de serem acompanhados na Unidade de Aceleração de Negócios Agrícolas, estrutura sediada na Escola Agrícola da Madeira, que dá apoio e acompanha o empreendedor agrícola desde a ideia à consolidação do negócio, e conta com uma estrutura técnica de todas as áreas de intervenção da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e da parceria estratégica com a StartUp Madeira.

As formações neste pólo de ensino são gratuitas e todas reconhecidas em território nacional.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Sindicatos garantem aumento do subsídio de turno na ADP Fertilizantes

Partilhar              A administração da ADP Fertilizantes chegou a acordo com os trabalhadores e os seus representantes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.