Início / Agricultura / Escaravelho da batata: o que deve saber sobre esta praga e como combater

Escaravelho da batata: o que deve saber sobre esta praga e como combater

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

O escaravelho da batata é a maior praga da cultura da batata e por essa razão causa muita preocupação a todos os produtores desta solanácea. O insecto responsável por esta praga é um coleóptero que vai adquirindo formas e colorações distintas ao longo das diversas fases do seu ciclo de vida. Neste novo artigo, partilho consigo as principais informações a ter em conta sobre esta praga bem como pode combatê-la eficazmente.

Sabia que a cultura da batata pertence à família das solanáceas?

Sim, é verdade. A batata pretende à espécie Solanum tuberosum L. que pertence à família das solanáceas tais como outras culturas como a beringela, o pimento ou até a cultura do tomate.

Morfologicamente, é uma planta herbácea e é composta por caules, folhas, flores e frutos que não são comestíveis. O seu caule subterrâneo ramifica-se, originando nas extremidades os tubérculos que são órgãos de reserva que consumimos e que todos conhecemos como batatas.

escaravelho da batata como combater

Conheça o ciclo de vida do escaravelho da batata

O escaravelho da batata é um insecto que pode apresentar até 3 gerações anuais, passando o Inverno enterrados no solo sobre a forma de ninfa (também chamado de diapausa). Segundo as condições climáticas, este insecto pode apresentar 2 a 3 gerações anuais.

Passam o Inverno enterrados no solo, sob a forma de ninfa, voltando à sua actividade na estação primaveril sob a forma de adultos.

Fonte da imagem: Porbatata.pt, disponível em https://www.porbatata.pt/a-cultura-da-batata-carnadine-na-protecao-contra-o-escaravelho-da-batateira/

Por possuírem asas atingem grandes distâncias à procura de plantas hospedeiras. Quando as encontram alimentam-se delas e reproduzem-se. Resultante deste processo, as fêmeas desta praga iniciam a postura dos ovos. Algumas delas podem produzir centenas de ovo num período relativamente curto. Os ovos encontram-se normalmente nas páginas inferiores das folhas acabando por eclodir passado alguns dias, caso as temperaturas forem favoráveis.

As larvas que resultam da fase anteriormente descrita começam a alimentar-se a grande velocidade das partes mais jovens e tenras da planta. Quando atingem a maturidade(que corresponde ao 4º estádio larvar) acabam por cair novamente no solo onde ficam enterradas sobre a forma de ninfas.

Os adultos que surgem mais tarde iniciam assim uma nova fase reprodutiva responsável por causar muitos estragos para a cultura.

escaravelho da batata como tratar

Conheça os principais prejuízos causados pelo escaravelho da batata

O escaravelho da batata (Leptinotarsa decemlineata) é caracterizado por ser uma praga muito voraz, capaz de causar imensos estragos.

As folhas são uma das principais partes da batateiro atacadas por este insecto dado que, tanto em fase de larva como adulto, acabam por se alimentar destas. Especialmente no caso concreto das larvas nos últimos estados de desenvolvimento que originam o maior número de estragos podendo causar estragos muito avultados em toda a vegetação.

Dado que a área foliar da batateira é das partes mais afectadas pelo ataque desta praga, isto vai reflectir da sua actividade fotossintética e na capacidade da planta produzir hidratos de carbono para os tubérculos. O escaravelho da batata actua triturando as folhas pela borda, destruindo-as. Tal como referido anteriormente caso a batateira tenha a sua área foliar muito reduzida a sua capacidade fotossintética será muito inferior e não terá capacidade para formar as batatas ou formará batatas muito pequenas/mirradas.

Este facto leva a uma redução considerável da produção final assim como diminuição da qualidade da batata colhida.

Esta diminuição da área foliar (desfoliação) ocorre mais drasticamente na fase anterior à sua entrada na floração e imediatamente esta fase. Nestas fases, em que é mais necessário que a capacidade produtiva seja plena para garantir a formação dos tubérculos, reduzidas áreas foliares podem ser muito nefastas.

Ataques graves do escaravelho da batata poderão originar quebras muito grandes na produção final da cultura.

escaravelho da batata prejuízos

Como combater esta praga

O combate ao escaravelho da batata deve começar a ser feito logo a partir de uma fase inicial para garantir um controlo mais eficaz.

O uso de insecticida é por isso quase imperativo a não ser que as parcelas de terreno onde cultiva a batata não tenham registo desta cultura pelo menos há 4/5 anos nem exista batatais na proximidade. De outra forma, será impossível não fazer qualquer tratamento fitossanitário.

Estes tratamentos devem ser feitos através de um equilíbrio entre a eficácia do produto utilizada e os possíveis danos no meio ambiente. Infelizmente, ainda não pouco satisfatórios os resultados através do uso de soluções bio como o uso de fungos, bactérias e parasitóides.

É importante que procure as primeiras larvas nos batatais mais adiantados. Tenha em atenção que, qualquer tratamento insecticida deve ser feito apenas quando se observarem as primeiras larvas em actividade e o mais possível localizado (apenas nas plantas atacadas e nas das proximidades).

Modo de produção Biológico

No combate ao escaravelho da batateira no Modo de Produção Biológico, é autorizada a aplicação de produtos à base de azadiractina (ALIGN e FORTUNE ASA) e de spinosade (SPINTOR, SUCCESS).

Para descobrir todos os insecticidas homologados para a cultura da batata para combater o escaravelho da batata é só pesquisar no Agromanual Online, onde poderá seleccionar os critérios que pretende obter informação.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.