Início / Mar / Ambiente / Ericeira já tem Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf
Foto: Miguel Manso

Ericeira já tem Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf

O Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf da Ericeira e Posto de Turismo da Ericeira foi inaugurado na sexta-feira, 3 de Junho. O projecto de requalificação arquitectónica, design de interiores, design gráfico e componente mixmedia foi desenvolvido pela experimentadesign para a Câmara Municipal de Mafra.

O Centro de Interpretação tem uma componente fortemente experiencial, interactiva e mixmedia, sendo exploradas várias ferramentas de comunicação digital para a partilha dos conteúdos sobre a Reserva. Ao Posto de Turismo foi ainda acrescentado um Surf Café, que irá sublinhar a cultura de surf local e a identidade da vila, reconhecidos mundialmente, bem como um espaço para venda de produtos exclusivos da região.

Para o presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, “este é um projecto que visa qualificar as condições de acolhimento e de disponibilização de informação aos visitantes, reforçando a vocação turística da Ericeira, mas sobretudo dar uma visibilidade essencial à Reserva e ao surf português, através de um novo espaço com características únicas”.

Nas palavras da presidente da experimentadesign, Guta Moura Guedes, “esta é uma oportunidade excelente para demonstrar as mais-valias do design na área da economia do mar, especificamente no que se refere ao turismo e à sua componente cultural, ambiental e desportiva. Foi um desafio muito positivo trabalhar com o Executivo da Câmara Municipal de Mafra e com a comunidade de surf local, bem como com os guardiões da Reserva Mundial de Surf”.

Horário de funcionamento:
Junho e Setembro, das 10h às 19h
Julho e Agosto, 10h às 20h
Outubro a Maio, das 10h às 18h

O Centro de Interpretação

O Centro de Interpretação sobre a Ericeira Reserva Mundial de Surf é a grande novidade deste projecto. Ocupa todo o piso 1 do edifício do Posto de Turismo e funciona independentemente do mesmo.

É um projecto “altamente inovador e interactivo, com uma abordagem que aposta fortemente na tecnologia, proporcionando uma experiência verdadeiramente imersiva. Tem como objectivo explicar o que é a Reserva nas suas dimensões principais: as suas 7 ondas, a bioesfera, a comunidade de surf local e a logística”, diz fonte da autarquia de Mafra. Foi efectuado um levantamento exaustivo destas 4 dimensões e efectuada não só a sua sistematização mas também a sua reformulação de modo a que a informação possa ser facilmente apreendida pelo público.

O passo seguinte foi criar de raiz um sistema de vídeo-mapping interactivo sobre uma maquete da reserva de cerca de 4 metros, acompanhado por iPads com informações específicas criando uma plataforma lúdica e experiencial de transmissão de conteúdos e de informação.

No centro da sala do Piso 1, que foi totalmente obscurecida, destaca-se assim a mesa interactiva, composta por uma maquete topográfica dos 4km que englobam a Reserva Mundial de Surf, juntamente com uma representação do relevo batimétrico desta área. Utilizando tecnologias avançadas de projeção e vídeo-mapping, tem como objetivo central apelar à participação do público através de um processo de transmissão de conhecimento marcadamente dinâmico e lúdico. A mesa pode ser comandada através de um ecran touch que vai explicando toda a informação sobre a reserva e que vai interagindo com a maquete através da projecção em video-mapping.

Em paralelo, as informações detalhadas sobre as 7 ondas estão em 7 iPads que podem ser consultados individualmente. A acompanhar esta informação, existem vários momentos de informação gráfica nas paredes da sala e um grande painel que explica o que é a classificação de Reserva Mundial de Surf e a relação da Ericeira Reserva Mundial de Surf, única na Europa, com as outras reservas mundiais.

Sublinhando a importância da Reserva Mundial de Surf, o Centro de Interpretação explora o papel que o Surf tem vindo a representar na evolução da Ericeira, estabelecendo uma ponte importante entre as características geográficas desta região e um nível de conhecimento que estava ainda por comunicar.

É também um contributo importante para a sustentabilidade ambiental desta região, que representa um dos objectivos principais das Reservas Mundiais de Surf.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.