Início / Agricultura / Entidades do sector agro-florestal identificam boas práticas para mitigação dos efeitos das alterações climáticas

Entidades do sector agro-florestal identificam boas práticas para mitigação dos efeitos das alterações climáticas

As alterações climáticas constituem, reconhecidamente, uma realidade e uma prioridade nacional, face aos seus impactos presentes e futuros sobre os ecossistemas, a economia e a sociedade. Os estudos efectuados indicam que Portugal e a região mediterrânica se encontram entre as zonas europeias com maior vulnerabilidade aos impactes destas alterações.

Ciente desta realidade a Anpromis – Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo, o COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, a FNOP – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas, a UNAC – União da Floresta Mediterrânica e o ISA – Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, implementaram o projecto RIAAC-AGRI “Rede de Impacto e adaptação às alterações climáticas nos sector agrícola, agro-alimentar e florestal”.

No âmbito desta iniciativa foram elaboradas 4 brochuras técnicas que pretendem, de forma simplificada, resumir os impactos dos actuais cenários das alterações climáticas nos sectores da floresta, do milho, do tomate para indústria e do regadio, identificando algumas recomendações que minimizem os seus efeitos nas explorações agrícolas e florestais nacionais.

Face ao interesse destas publicações, as mesmas estão já disponibilizadas em formato digital, no site da Rede Rural Nacional (ver os links no fim do artigo), e serão brevemente apresentadas em suporte de papel, num evento que terá lugar logo que possível.

Acresce recordar que no âmbito desta candidatura, foram também elaborados dois manuais nos quais constam os projectos de investigação implementados no nosso País, no âmbito das alterações climáticas para os sectores da floresta, do milho, do tomate para a indústria e do regadio.

Projecto RIAAC-AGRI

O projecto RIAAC-AGRI, desenvolvido no âmbito da Rede Rural Nacional, Área de Intervenção 4 – Observação da agricultura e dos territórios rurais e financiado pelo PDR 2020, tem por objectivo a transferência de Boas Práticas e novos conhecimentos para qualificar as empresas e a intervenção dos agentes de desenvolvimento rural no que respeita à adaptação às alterações climáticas.

Consulte aqui:

Adaptação às alterações climáticas – Brochura Técnica – Floresta

 

 

 

Adaptação às alterações climáticas – Brochura Técnica – Milho

 

 

Adaptação às alterações climáticas – Brochura Técnica – Regadio

 

 

Adaptação às alterações climáticas – Brochura Tomate para Indústria

 

 

Catálogo de Projectos RIAAC AGRI – Floresta

Catálogos de Projectos RIAAC AGRI – Milho, Regadio e Tomate-Indústria

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa coordena resgate de 7 pessoas a bordo de veleiro na Ilha do Pico

Partilhar              A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.