Início / Agricultura / Enoteca Cartuxa: vinhos da Fundação Eugénio de Almeida e gastronomia alentejana

Enoteca Cartuxa: vinhos da Fundação Eugénio de Almeida e gastronomia alentejana

Há mais um motivo para visitar Évora. A Enoteca Cartuxa, um projecto da Fundação Eugénio de Almeida e da sua Adega Cartuxa lançado no início de Julho. Neste espaço, faz-se “a perfeita harmonização entre vinhos e gastronomia”, diz a produtora em comunicado. A Enoteca Cartuxa localiza-se no Centro Histórico de Évora, entre o Templo Romano e a Sé Catedral.

Na Enoteca Cartuxa, onde se dá primazia aos vinhos da Fundação Eugénio de Almeida, está também em destaque a gastronomia alentejana, com uma carta diversificada tendo por base os sabores e produtos alentejanos. Neste espaço, que privilegia os produtos da terra, há lugar para diferentes petiscos e pratos mais elaborados. “Nesta Enoteca procura-se fazer uma perfeita harmonização entre os vinhos da Adega Cartuxa e a gastronomia”, adianta a mesma fonte.

enoteca cartuxa 01“Aqui a técnica da cozinha é contemporânea, mas com uma abordagem à essência da cozinha alentejana. Há dois pequenos pormenores: os doces têm menos açúcar do que as receitas tradicionais e nos pratos de sustento dá-se destaque às ervas aromáticas”, realça o comunicado.

Vinhos disponíveis a copo

A Enoteca Cartuxa, tem ainda um espaço de loja, onde se pode encontrar queijos, mel, enchidos, ervas de cheiro e, claro, os vinhos produzidos na Adega Cartuxa e os azeites do Lagar Cartuxa. Todas as referências de vinhos, licorosos, espumantes e azeites estarão à disposição do visitante. Na carta de vinhos terá também a possibilidade de provar as diferentes referências da Adega Cartuxa a copo.

Neste espaço, os talheres são da Cutipol, as louças a imitar as porcelanas antigas das tabernas são da Vista Alegre. A cortiça serve de base para a colocação dos talheres e a ementa é oferecida sobre uma tampa em madeira de uma caixa individual de vinho.

enoteca cartuxa 04“Quisemos criar um espaço onde as pessoas de Évora e aquelas que nos visitam encontrem um serviço de excelência, mas que se identifiquem com a forma simples de viver no Alentejo. Neste Enoteca Cartuxa fazemos uma recriação da gastronomia alentejana”, diz José Ginó, director comercial e de marketing da Adega Cartuxa, Fundação Eugénio de Almeida.

E acrescenta que este é um espaço suficientemente democrático para que as pessoas possam dele usufruir. Um sítio onde se pode encontrar elegância e simplicidade. Um espaço aberto à cidade e ao mundo”.

Na loja pode adquirir, para além dos vinhos da Adega Cartuxa, azeite do Lagar da Cartuxa, presuntos e enchidos produzidos nas herdades da Fundação Eugénio de Almeida, artigos como sabão de leite de burra, bolachas, chocolates com recheio de vinho, ervas aromáticas, compotas, queijos, e muito mais.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP analisa evolução do sector agrícola na última década em webinar gratuito

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal realiza no próximo dia 27 de Maio, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.